Brasil

Nível do Sistema Cantareira volta a cair e atinge 10,1%

No Alto Tietê, o nível caiu de 35,3% para 35,1% entre ontem e hoje, enquanto no Guarapiranga o recuo foi de 77,1% para 77,0%


	São Paulo: em outros dois sistemas importantes para o abastecimento de água na região da capital paulista também houve queda nas reservas
 (Quatro Rodas/ Rafael Cusato)

São Paulo: em outros dois sistemas importantes para o abastecimento de água na região da capital paulista também houve queda nas reservas (Quatro Rodas/ Rafael Cusato)

DR

Da Redação

Publicado em 4 de maio de 2014 às 12h43.

São Paulo -  O nível de água nas reservas do Sistema Cantareira, que abastece aproximadamente metade da região metropolitana de São Paulo, caiu de 10,3% no sábado para 10,1% neste domingo, novo recorde de baixa. Há um ano, esse patamar estava em 62,4%, de acordo com monitoramento realizado pela Sabesp.

Em outros dois sistemas importantes para o abastecimento de água na região da capital paulista também houve queda nas reservas. No Alto Tietê, o nível caiu de 35,3% para 35,1% entre ontem e hoje, enquanto no Guarapiranga o recuo foi de 77,1% para 77,0%.

O governo do Estado de São Paulo informou na quinta-feira que a Agência Reguladora de Saneamento e Energia (Arsesp) aprovou a proposta da multa de 30% para quem elevar o consumo de água na Grande São Paulo. Segundo a Secretaria Estadual de Saneamento e Recursos Hídricos, a medida agora está sendo avaliada pela Procuradoria-Geral do Estado antes de entrar em vigor. A intenção do governo é começar a multar os clientes da Sabesp em junho a partir do consumo medido em maio. De acordo com a secretaria, o cálculo será feito a partir da média do consumo mensal realizado em 2013.

Antes da multa, outras alternativas foram colocadas em prática. Neste ano, a Sabesp intensificou a captação de água em outras fontes já disponíveis, como o Sistema Alto Tietê, e deu andamento a projetos para captar água em regiões mais distantes, como o Sistema São Lourenço, no interior do Estado. Além disso, a companhia anunciou no início deste ano a oferta de um desconto de 30% para clientes que reduzissem em 20% o consumo de água.

Acompanhe tudo sobre:Águacidades-brasileirasEmpresasEmpresas abertasEmpresas brasileirasEmpresas estataisEstatais brasileirasMetrópoles globaisSabespSaneamentoSão Paulo capitalServiços

Mais de Brasil

Após ordem de Moraes, Anatel informa que operadoras bloquearam acesso ao Rumble no Brasil

Justiça Eleitoral condena Marçal por abuso de poder e o declara inelegível

Alexandre de Moraes determina suspensão do Rumble no Brasil

ViaMobilidade investirá R$ 1 bilhão nas linhas 8 e 9 para reduzir intervalos e reformar estações