Brasil

Nível do Sistema Cantareira registra nova queda, a 11,4%

Com a adição de 105 bilhões de litros de água do volume morto, o nível havia subido para 13,6%.


	Represa Atibainha, um dos cinco reservatórios do Sistema Cantareira: Mesmocom chuva, nível de água caiu
 (Reuters/Nacho Doce)

Represa Atibainha, um dos cinco reservatórios do Sistema Cantareira: Mesmocom chuva, nível de água caiu (Reuters/Nacho Doce)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de novembro de 2014 às 11h00.

São Paulo - Mesmo com as chuvas que atingiram São Paulo nos últimos dias, o volume do Sistema Cantareira, principal manancial que abastece a capital paulista, voltou a cair.

O Cantareira, que ontem registrava 11,5% de sua capacidade, marcou 11,4% hoje, o que representa o volume mais baixo desde que a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) decidiu incluir, no fim de outubro, a segunda cota do volume morto.

Segundo a Sabesp, desde a última terça feira, quando tinha 11,9%, o Cantareira registra perda de 0,1 ponto porcentual em sua capacidade a cada dia.

Antes de a segunda cota do volume morto entrar no cálculo da Sabesp, o nível do Cantareira estava em apenas 3%, o mais baixo já registrado. Logo após a adição de 105 bilhões de litros da reserva técnica, o volume útil de água havia subido para 13,6%.

Nos nove primeiros dias de novembro, o volume acumulado de chuvas sobre a região do sistema, indicado no site da Sabesp, é de 61,6 milímetros - mais do que os 23,9 milímetros de todo o mês de outubro. A média histórica de chuvas de novembro é de 161,2 milímetros.

Acompanhe tudo sobre:Águacidades-brasileirasEmpresasEmpresas abertasEmpresas brasileirasEmpresas estataisEstatais brasileirasMetrópoles globaisSabespSaneamentoSão Paulo capitalServiços

Mais de Brasil

Brasil pode ser líder em aço verde se transformar indústria com descarbonização, dizem pesquisadores

Cassinos físicos devem ser aprovados até 2026 e temos tecnologia pronta, diz CEO da Pay4fun

Com aval de Bolsonaro, eleição em 2026 entre Lula e Tarcísio seria espetacular, diz Maia

Após ordem de Moraes, Anatel informa que operadoras bloquearam acesso ao Rumble no Brasil