Brasil

Nível do Sistema Cantareira fica estável em 12,2%

Nível do sistema Cantareira ficou estável na sexta-feira, em 12,2% da capacidade


	Capacidade do sistema Cantareira estabilizou em 12,2%
 (Paulo Whitaker/Reuters)

Capacidade do sistema Cantareira estabilizou em 12,2% (Paulo Whitaker/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 18 de abril de 2014 às 11h22.

São Paulo - Depois de apresentar queda na quinta-feira (17), o nível dos reservatórios do sistema Cantareira ficou estável nesta sexta-feira. De acordo com os dados da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), o volume de água armazenado nas reservas permaneceu em 12,2%. Na mesma data do ano passado, o índice do Cantareira era de 63,9%.

Conforme os dados da companhia, a pluviometria acumulada em abril para a região do Cantareira continua em 83,6 mm. A média histórica para o mês é de 89,3 mm.

O governo do estado de São Paulo pretende iniciar ainda neste semestre a cobrança de multa para quem elevar o consumo na Grande São Paulo. Ontem, em entrevista à imprensa, o secretário estadual de Saneamento e Recursos Hídricos, Mauro Arce, disse que o plano está em fase de estudo e deve ser anunciado em maio, para começar a ser aplicado em junho.

Em fevereiro, com a situação crítica dos reservatórios, especialmente o Sistema Cantareira, a Sabesp decidiu conceder um desconto de 30% na fatura de água e esgoto para os consumidores abastecidos pelo sistema que economizassem 20% de seu gasto médio mensal. No fim de março, a companhia ampliou o universo de clientes com desconto, concedendo o benefício para clientes de outros sistemas, como o Alto Tietê. Desde o dia 16 de abril, a empresa vem veiculando um anúncio na internet, via YouTube e na TV, informando que o desconto foi estendido para 31 cidades na Grande São Paulo.

Ontem, a Sabesp também informou que não aplicará imediatamente o índice de reajuste estipulado pela Agência Reguladora do Estado de São Paulo (Arsesp) para a primeira revisão tarifária da concessionária. Com uma semana de atraso, a autarquia definiu em 5,44% o valor final para o reposicionamento das tarifas, com aplicação autorizada a partir do dia 11 de maio.

Acompanhe tudo sobre:Águacidades-brasileirasEmpresasEmpresas abertasEmpresas brasileirasEmpresas estataisEstatais brasileirasMetrópoles globaisSabespSaneamentosao-pauloServiços

Mais de Brasil

Bolsonaro nega participação em trama golpista e admite possibilidade de ser preso a qualquer momento

Haddad: pacote de medidas de corte de gastos está pronto e será divulgado nesta semana

Dino determina que cemitérios cobrem valores anteriores à privatização

STF forma maioria para permitir símbolos religiosos em prédios públicos