Brasil

Nível da reserva técnica do Sistema Cantareira chega a 11,7%

O Sistema Cantareira, que fornece água para 9 milhões de pessoas, sofre a maior crise de sua história


	Seca na Represa do Jaguari: desde maio, o abastecimento em parte do estado passou a depender da reserva técnica ou volume morto
 (Luiz Augusto Daidone/Prefeitura de Vargem)

Seca na Represa do Jaguari: desde maio, o abastecimento em parte do estado passou a depender da reserva técnica ou volume morto (Luiz Augusto Daidone/Prefeitura de Vargem)

DR

Da Redação

Publicado em 26 de agosto de 2014 às 13h29.

São Paulo - O volume de água da reserva técnica do Sistema Cantareira atingiu 11,7 %, segundo medição de hoje (26) da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp). Há um ano, o nível dos quatro reservatórios que compõem o Cantareira estava em 48,4%, descontada a reserva técnica.

Desde maio, o abastecimento em parte do estado passou a depender da reserva técnica ou volume morto - água que fica abaixo do nível de bombeamento. Com o reforço, os 182,5 bilhões de litros de água elevaram, na época, o total armazenado para 982,07 bilhões de litros. O Cantareira, que fornece água para 9 milhões de pessoas na Grande São Paulo e para as bacias dos rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí, sofre a maior falta de chuva de sua história.

A situação crítica levou a Sabesp, na semana passada, a solicitar à Agência Nacional de Águas (ANA) e ao Departamento de Águas e Energia Elétrica (Daee) autorização para ampliar a retirada de água da reserva técnica. Apesar de não haver necessidade de bombeamento adicional, segundo a Sabesp, a medida preventiva é para dispor de mais 106 bilhões de litros de água da reserva, especificamente da represa Jaguari/Jacareí.

Acompanhe tudo sobre:EmpresasEmpresas abertasEmpresas brasileirasEstatais brasileirasEmpresas estataisServiçosSabespÁguaChuvasSaneamento

Mais de Brasil

Hugo Motta diz que Câmara vota IR na quarta mesmo sem acordo sobre anistia

Governo prevê repasse para universidades e agências federais 53% menor em 2026 do que em 2014

Ibama aprova simulação da Petrobras na Margem Equatorial, último passo para licença de exploração

Lula diz que reunião com Trump ocorrerá 'o mais rápido possível e vai correr bem'