Brasil

Neymar tem R$ 188 milhões bloqueados na justiça, diz jornal

Segundo Correio Braziliense, acusação é por sonegação de imposto entre 2011 e 2013, período que o jogador atuava pelo Santos

Neymar chora durante entrevista coletiva na Granja Comary, em Teresópolis (Marcelo Regua/Reuters)

Neymar chora durante entrevista coletiva na Granja Comary, em Teresópolis (Marcelo Regua/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 25 de setembro de 2015 às 12h30.

Última atualização em 2 de agosto de 2017 às 13h21.

São Paulo – O jogador do Barcelona e camisa 10 da seleção brasileira, Neymar, teve 188,8 milhões de reais bloqueados pela justiça, através de pedido da Procuradoria Geral da Fazenda Nacional. A informação é do jornal Correio Braziliense.

A acusação em cima do craque é por sonegação de imposto entre 2011 e 2013, período que compreende sua atuação pelo Santos e a transferência para o Barcelona. O valor se refere a multa de 150% sobre o valor cobrado pela Receita Federal.

Segundo o jornal, Neymar é detentor, em seu nome, de apenas 8% do patrimônio declarado pela família de 244 milhões de reais, por isso foram congelados também bens de seus pais e empresas da família, a Neymar Sport e Marketing, a N&N Consultoria Esportiva e Empresarial e a N&N Administração de Bens Participações e Investimentos.

As empresas fariam parte do esquema, já que é por elas que Neymar recebia seus rendimentos na época que atuava no Santos, tudo com tributação diferenciada.

O jornal diz que a Fazenda Nacional encaminhou ao Ministério Público Federal uma representação para fins penais. Será ajuizada uma ação contra o jogador e ele será autuado pela Receita.

Mais uma vez...

Este é o segundo indício de sonegação que vem à tona envolvendo o nome de Neymar. Em junho deste ano, a justiça espanhola acatou denúncia feita pelo fundo de investimento DIS contra Neymar e Josep Maria Bartomeu, presidente do Barcelona, por crime de corrupção e fraude na negociação que o levou ao time catalão.

O fundo se diz enganado, pois, por contrato, deveria receber 40% do dinheiro pago pelo Barcelona ao Santos. A acusação é de que valores fraudados teria sido faturados por Neymar.

Enquanto o DIS alega ter recebido 17 milhões de euros, parte declarada pelo clube espanhol, a investigação da Audiência Nacional espanhola estima que o valor total da transação esteja próximo aos 83 milhões de euros, dando direito ao DIS de receber o dobro do valor dado. As investigações ainda seguem.

Acompanhe tudo sobre:AtletasBarcelona (Espanha)CelebridadesCorrupçãoEscândalosEsportesFraudesFutebolImpostosJogadores de futebolLeãoMinistério da FazendaNeymarreceita-federalSantos Futebol Clube

Mais de Brasil

Ações isoladas ganham gravidade em contexto de plano de golpe, afirma professor da USP

Governos preparam contratos de PPPs para enfrentar eventos climáticos extremos

Há espaço na política para uma mulher de voz mansa e que leva as coisas a sério, diz Tabata Amaral

Quais são os impactos políticos e jurídicos que o PL pode sofrer após indiciamento de Valdemar