Brasil

Neymar tem R$ 188 milhões bloqueados na justiça, diz jornal

Segundo Correio Braziliense, acusação é por sonegação de imposto entre 2011 e 2013, período que o jogador atuava pelo Santos

Neymar chora durante entrevista coletiva na Granja Comary, em Teresópolis (Marcelo Regua/Reuters)

Neymar chora durante entrevista coletiva na Granja Comary, em Teresópolis (Marcelo Regua/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 25 de setembro de 2015 às 12h30.

Última atualização em 2 de agosto de 2017 às 13h21.

São Paulo – O jogador do Barcelona e camisa 10 da seleção brasileira, Neymar, teve 188,8 milhões de reais bloqueados pela justiça, através de pedido da Procuradoria Geral da Fazenda Nacional. A informação é do jornal Correio Braziliense.

A acusação em cima do craque é por sonegação de imposto entre 2011 e 2013, período que compreende sua atuação pelo Santos e a transferência para o Barcelona. O valor se refere a multa de 150% sobre o valor cobrado pela Receita Federal.

Segundo o jornal, Neymar é detentor, em seu nome, de apenas 8% do patrimônio declarado pela família de 244 milhões de reais, por isso foram congelados também bens de seus pais e empresas da família, a Neymar Sport e Marketing, a N&N Consultoria Esportiva e Empresarial e a N&N Administração de Bens Participações e Investimentos.

As empresas fariam parte do esquema, já que é por elas que Neymar recebia seus rendimentos na época que atuava no Santos, tudo com tributação diferenciada.

O jornal diz que a Fazenda Nacional encaminhou ao Ministério Público Federal uma representação para fins penais. Será ajuizada uma ação contra o jogador e ele será autuado pela Receita.

Mais uma vez...

Este é o segundo indício de sonegação que vem à tona envolvendo o nome de Neymar. Em junho deste ano, a justiça espanhola acatou denúncia feita pelo fundo de investimento DIS contra Neymar e Josep Maria Bartomeu, presidente do Barcelona, por crime de corrupção e fraude na negociação que o levou ao time catalão.

O fundo se diz enganado, pois, por contrato, deveria receber 40% do dinheiro pago pelo Barcelona ao Santos. A acusação é de que valores fraudados teria sido faturados por Neymar.

Enquanto o DIS alega ter recebido 17 milhões de euros, parte declarada pelo clube espanhol, a investigação da Audiência Nacional espanhola estima que o valor total da transação esteja próximo aos 83 milhões de euros, dando direito ao DIS de receber o dobro do valor dado. As investigações ainda seguem.

Acompanhe tudo sobre:AtletasBarcelona (Espanha)CelebridadesCorrupçãoEscândalosEsportesFraudesFutebolImpostosJogadores de futebolLeãoMinistério da FazendaNeymarreceita-federalSantos Futebol Clube

Mais de Brasil

Bolsonaro espera que Trump ajude a reverter sua inelegibilidade

Falta de articulação e gestão desafiam sucesso da política industrial, dizem investidores

Lewandowski cria comitê para monitorar uso da força: 'É algo a favor dos policiais'

Exclusivo: Reforma ministerial começará por pasta do PCdoB e PSD deve ficar com Ciência e Tecnologia