Brasil

Neymar processa União após processo de sonegação vazar

Jogador Neymar está processando a União depois que o processo em que ele e a família são acusados de sonegação foi divulgado na imprensa


	Neymar: processo que investiga sonegação era sigiloso
 (REUTERS/Arnd Wiegmann)

Neymar: processo que investiga sonegação era sigiloso (REUTERS/Arnd Wiegmann)

DR

Da Redação

Publicado em 28 de setembro de 2016 às 12h05.

São Paulo - O atacante Neymar entrou com uma ação contra a União pelo vazamento do processo no qual ele e seus pais são investigados por suposta sonegação de impostos no Brasil.

O jogador reclama que o acesso ao processo é sigiloso, porém informações foram divulgadas na imprensa sem a sua autorização.

O jogador do Barcelona pede que a União "adote medidas eficazes para evitar novos vazamentos". Ele também exige que a União "informe as medidas que estão sendo tomadas para investigação dos fatos e punição dos responsáveis pelo vazamento".

Além de Neymar, os demais autores da ação contra a União são o seu pai, Neymar da Silva Santos, sua mãe, Nadine Gonçalves, e três empresas da família: Neymar Sport e Marketing, NN Consultoria Esportiva e Empresarial e NN Administração de Bens.

Em sua decisão, o juiz federal Eduardo Santos da Rocha Penteado diz que há elementos que "sugerem que a imprensa obteve acesso a informações de forma prematura, ou seja, antes mesmo de os interessados no processo administrativo fiscal terem sido intimados de atos nele praticados".

Por isso, o magistrado determinou à União que informasse o nome e a matrícula funcional dos servidores que possuem ou possuíram acesso ao processo contra Neymar e seus familiares. O juiz pede ainda o andamento processual discriminado, com datas e ocorrências.

Em setembro do ano passado, o desembargador Carlos Muta, do Tribunal Regional Federal (TRF) da 3ª Região, determinou o bloqueio de R$ 188 milhões de Neymar.

O jogador é acusado pela Procuradoria da Fazenda Nacional de sonegar impostos de 2011 a 2013, período em quem defendia o Santos e negociou sua transferência para o Barcelona.

Acompanhe tudo sobre:AtletasCelebridadesEsportesFutebolImpostosJogadores de futebolLeãoNeymarSonegação fiscal

Mais de Brasil

Bolsonaro diz que médico trata o caso dele como grave e que foi 'derrubado pelo próprio corpo'

Bolsonaro deve ser operado em Brasília neste domingo

Percepção de violência aumentou mais em SP do que no restante do país, afirma Datafolha

Após visitar Bolsonaro, senador afirma que ex-presidente será transferido para Brasília em UTI aérea