Brasil

Neymar é investigado por acusações de fundo de investimentos

Justiça espanhola vai investigar acusações de "corrupção e fraude" na polêmica transferência de Neymar do Santos ao Barcelona em 2013


	Neymar: as acusações envolvem o jogador, seu pai, o Santos, o Barcelona e seus dirigentes, informou nesta quarta-feira uma fonte judicial
 (AFP/Getty Images)

Neymar: as acusações envolvem o jogador, seu pai, o Santos, o Barcelona e seus dirigentes, informou nesta quarta-feira uma fonte judicial (AFP/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 17 de junho de 2015 às 09h54.

A justiça espanhola investigará as acusações do fundo de investimentos brasileiro DIS por "corrupção e fraude" contra o jogador Neymar, seu pai, o Santos, o Barcelona e seus dirigentes, informou nesta quarta-feira uma fonte judicial.

Como parte da investigação da polêmica transferência de Neymar do Santos ao Barça em 2013, "a Audiência Nacional admitiu uma queixa por corrupção e fraude" apresentada "por uma empresa chamada DIS que tinha os direitos sobre Neymar", afirmou a fonte.

A acusação envolve o atacante brasileiro de 23 anos, seu pai, seu clube anterior, o Santos, assim como o FC Barcelona e dois dirigentes do clube catalão - o atual presidente Josep Maria Bartomeu e o antecessor Sandro Rosell -, disse.

A transferência teria acontecido por 83,3 milhões de euros - contra os 57,1 anunciados inicialmente. O craque brasileiro está no Chile, onde disputará nesta quarta-feira a segunda partida do Brasil na Copa América contra a Colômbia.

O DIS, fundo criado por Delcir Sonda, proprietário de uma rede de supermercados que leva o seu sobrenome, tinha em 2013 o equivalente a 40% dos direitos esportivos do atacante.

Assim, o fundo recebeu 6,8 milhões de euros dos 17,1 milhões que o Barça pagou ao Santos e deseja saber se também tem direito a uma parte do valor total da transferência, revelado pelo clube catalão no início de 2014, após uma denúncia de um de seus sócios na Espanha.

Bartomeu e Rosell foram indiciados dentro da primeira ação judicial por uma suposta fraude fiscal. A data do julgamento ainda não foi definida.

O Santos também anunciou no fim de maio ações na Fifa contra o Barcelona, Neymar, seu pai e a empresa deste, Neymar Sports & Marketing, por irregularidades na transferência.

Atualizado em 17/06/2015, às 9h54min

Acompanhe tudo sobre:AtletasBaixada SantistaBarcelona (Espanha)Celebridadescidades-brasileirasEspanhaEsportesEuropaFutebolJogadores de futebolNeymarPiigsSantos (SP)

Mais de Brasil

Flávio Dino suspende repasses de emendas para universidades de oito estados

Senado adia votação de texto que tentava 'driblar' proposta do governo de endurecer penas de roubo

Celular Seguro vai mandar mensagens de alerta a celulares roubados mesmo após terem chips trocados

Em resposta às tarifas de Trump, Senado aprova Lei da Reciprocidade Econômica