Brasil

Nevoeiro marítimo fecha portos e aeroportos em Santa Catarina

A Defesa Civil do estado alertou que a presença de nevoeiros é imprevisível

O aeroporto de Navegantes operava por instrumentos no final da tarde de quarta (Divulgação CCR)

O aeroporto de Navegantes operava por instrumentos no final da tarde de quarta (Divulgação CCR)

Luiz Anversa
Luiz Anversa

Repórter colaborador

Publicado em 25 de julho de 2024 às 07h27.

O nevoeiro marítimo que tem atingido o litoral de Santa Catarina fechou o Complexo Portuário de Itajaí e Navegantes, no litoral norte do estado. O fenômeno também causou o atraso e cancelmento de voos nos aeroportos de Florianópolis, Joinville e Navegantes nesta quarta-feira.

A Defesa Civil do estado alertou que a presença de nevoeiros é imprevisível, já que depende de condições do tempo que podem mudar rapidamente.

Quando correntes de ar quente e úmido do oceano se encontram com águas mais frias, ocorre a condensação do vapor d’água presente no ar, formando o nevoeiro. Este tipo de nevoeiro pode avançar para o interior, envolvendo cidades costeiras em um manto de névoa”, explicou o  meteorologista Felipe Theodorovitz, da Defesa Civil.

O Complexo Portuário de Itajaí e Navegantes está fechado desde às 16h desta quarta. O canal deve reabrir quando a visibilidade melhorar. Não há previsão disso acontecer ainda.

Em Florianópolis, o Aeroporto Internacional Hercílio Luz ficou fechado das 4h40 às 8h15. Segundo a concessionária do terminal, houve seis voos atrasados e três cancelados.

O aeroporto de Navegantes operava por instrumentos no final da tarde de quarta. Durante o dia, houve dois voos cancelados e um alternado para Florianópolis, partindo de São Paulo.

Já o aeroporto de Joinville fechou às 5h50, com a situação sendo normalizada às 11h05. Dois voos foram cancelados com destino para São Paulo.

Acompanhe tudo sobre:Santa CatarinaClima

Mais de Brasil

Após indiciamento, Bolsonaro critica atuação de Moraes: 'Faz tudo o que não diz a lei'

PF indicia Bolsonaro, Heleno, Braga Netto e mais 34 pessoas por tentativa de golpe de Estado

Lula comenta plano golpista para matá-lo: 'A tentativa de me envenenar não deu certo'

Às vésperas da decisão no Congresso, EXAME promove webinar sobre a regulação da reforma tributária