Brasil

Negromonte Jr. é eleito presidente da Comissão Mista de Orçamento

Deputado indicou senador Waldemir Moka (MDB-MS) para ser relator-geral do Projeto de Lei Orçamentária Anual de 2019

Câmara dos Deputados: proposta de Orçamento para o ano vai contar com relatores setoriais, que deverão ser indicados até a semana que vem (Ueslei Marcelino/Reuters)

Câmara dos Deputados: proposta de Orçamento para o ano vai contar com relatores setoriais, que deverão ser indicados até a semana que vem (Ueslei Marcelino/Reuters)

AB

Agência Brasil

Publicado em 22 de maio de 2018 às 22h10.

O deputado Mário Negromonte Jr. (PP-BA) foi eleito nesta terça-feira (22), por aclamação, presidente da Comissão Mista de Orçamento (CMO). Ao ocupar o comando do colegiado, um dos mais importantes do Congresso Nacional, Negromonte Jr. acatou a indicação do MDB e designou o senador Waldemir Moka (MDB-MS) para ser o relator-geral do Projeto de Lei Orçamentária Anual de 2019 (PLOA 2019).

Como se trata de uma matéria extensa, a proposta de Orçamento para o ano vai contar, como de praxe, com os chamados relatores setoriais, que deverão ser indicados até a semana que vem. Esse é o mesmo prazo que o novo presidente concedeu para consulta aos líderes de partidos quanto à escolha do relator do Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2019 (LDO 2019), apesar de o PSDB já ter indicado o senador Dalírio Beber (SC) para a tarefa. Com o calendário atrasado, a CMO tem até o dia 17 de julho para aprovar a LDO, sob pena de os parlamentares não poderem entrar em recesso.

Criada pela Constituição Federal de 1988, a Comissão Mista de Orçamento é composta por 31 deputados e 11 senadores. Ela é responsável por analisar e emitir parecer sobre projetos orçamentários e contas apresentadas anualmente pela Presidência da República. O colegiado também exerce o acompanhamento e a fiscalização do Orçamento da União. Todos os anos, Câmara e Senado se revezam na presidência da CMO.

Mário Negromonte Jr. foi escohido para o cargo porque seu partido, o PP, encabeça o maior bloco parlamentar da Câmara. Filho do ex-ministro das Cidades Mário Negromonte, o novo presidente do colegiado está no primeiro mandato na Câmara dos Deputados, após ter sido deputado estadual entre 2011 e 2014.

Acompanhe tudo sobre:Câmara dos DeputadosSenadoCongressoOrçamento federal

Mais de Brasil

Governo propõe auxílio de R$ 50 mil a famílias atingidas por tornado no PR

Gleisi promete liberar recursos até segunda após Tornado no Paraná

Com alerta de temporais, governo de SP mobiliza gabinete de crise

Tornado no Paraná também causou destruição em cidades de SC e RS