Brasília - A prefeitura de Natal decretou estado de calamidade pública na capital potiguar devido à forte chuva que atingiu a cidade desde quinta-feira (12) à noite até domingo (15).
O decreto foi publicado na edição de hoje (16) do Diário Oficial do Município.
A cidade será palco nesta segunda-feira do jogo entre Gana e Estados Unidos, na Arena das Dunas, às 19h, pelo Grupo G da Copa do Mundo.
Segundo a Federação Internacional de Futebol (Fifa) e a Secretaria Extraordinária para Assuntos Relativos à Copa do Mundo 2014 (Secopa) no Rio Grande do Norte, a partida está mantida.
Para hoje, a previsão do Instituto Nacional de Meteorologia é de tempo nublado com chuva esparsa durante o dia e à noite.
As fortes chuvas provocaram o deslizamento de uma encosta que, de acordo com o decreto, comprometeu até 40 residências, das quais 20 ficaram destruídas, na Rua Guanabara, no bairro de Mãe Luíza.
Além disso, houve comprometimento do muro de contenção de uma encosta na Comunidade do Jacó, no bairro das Rocas, provocando risco de deslizamento e desabamento que coloca 50 casas em risco.
Ainda segundo o decreto, houve transbordamento das seguintes lagoas: Pirangi, Jiqui, Cidade Jardim, Preá, Potiguares, Conjunto Iprevinat, São Conrado, lagoas do Horto e da Cidade da Esperança, ambas na Rua Ceará, e Nova Cidade.
A prefeitura informou que todas as lagoas de captação de águas pluviais transbordaram provocando diversos pontos de alagamento na cidade.
O decretou autoriza o poder público a entrar nas casas para prestar socorro ou determinar a pronta evacuação e “o início de processos de desapropriação, por utilidade pública, de propriedades particulares comprovadamente localizadas em áreas de risco intensificado de desastre”.
Cerca de 50 famílias foram levadas para abrigos públicos.
-
1. Turismo na Copa
zoom_out_map
1/12 (Buda Mendes/Getty Images)
São Paulo – Os
turistas que pretendem viajar para as cidades-sede da
Copa do Mundo devem se preparar para abrir o bolso. Um levantamento feito pelo site de
viagens TripAdvisor mostrou que a conta no final de um dia em cada local pode ser bem salgada. Para chegar ao gasto médio, a pesquisa considerou os valores de hospedagem, alimentação, bebidas, transporte e ingresso para um jogo da primeira fase, sem contar o dia da abertura dos jogos, que começam no dia 12 de junho. Ao final do levantamento, o TripAdvisor percebeu que os gastos com hospedagem são os que mais pesam na conta final, podendo chegar a 66% do valor total. Os preços dos hotéis correspondem a uma diária em apartamento single, nos dias de jogos, sem incluir taxas ou despesas adicionais. Além disso, só foram computados os estabelecimentos com três ou quatro estrelas. O valor do petisco inclui uma lata de refrigerante e uma porção de batatas fritas, enquanto o do jantar inclui uma entrada, prato principal e uma taça de vinho. Todos esses preços foram calculados com base no preço médio cobrado por bares de porte médio próximos dos estádios e restaurantes cadastrados no TripAdvisor. Já o táxi foi calculado com base em duas corridas de cinco quilômetros cada, na bandeira 2. Depois de todas essas contas, eles revelaram que, se considerar o preço total com hospedagem, o dia mais barato seria na cidade de Cuiabá (1.018,40 reais) e o mais caro seria no Rio de Janeiro (1.520,46 reais). Sem pagar hotel, o valor cai bastante. Um dia em Recife, a cidade mais barata nesse quadro, custaria 500 reais. O lugar mais caro seria São Paulo, que valeria 572,87 reais. Confira a seguir os preços, em reais, de um dia em cada uma das 12 sedes dos jogos.
-
2. Belo Horizonte (MG)
zoom_out_map
2/12 (Nélio Rodrigues / Veja)
-
3. Brasília (DF)
zoom_out_map
3/12 (Agência Brasil)
-
4. Curitiba (PR)
zoom_out_map
4/12 (Divulgação / Secretaria Municipal de Comunicação Social)
-
5. Fortaleza (CE)
zoom_out_map
5/12 (Ricαrdo/Wikimedia)
-
6. Manaus (AM)
zoom_out_map
6/12 (REUTERS/Bruno Kelly)
-
7. Natal (RN)
zoom_out_map
7/12 (Buda Mendes/Getty Images)
-
8. Porto Alegre (RS)
zoom_out_map
8/12 (Camila Domingues/Palácio Piratini)
-
9. Recife (PE)
zoom_out_map
9/12 (LUSCO/EXAME)
-
10. Rio de Janeiro (RJ)
zoom_out_map
10/12 (Creative Commons)
-
11. Salvador (BA)
zoom_out_map
11/12 (Wikimedia Commons)
-
12. Veja, agora, os 10 melhores hostels da Europa, segundo os viajantes
zoom_out_map
12/12 (HostelWorld/Divulgação)