Brasil

Nas eleições do Pará, dois são presos e quatro detidos

O secretário municipal Augusto Correia foi detido hoje, em Belém, durante a realização do segundo turno das eleições

Eleitor vai às urnas em Belém (PA) (Tânia Rêgo/Agência Brasil)

Eleitor vai às urnas em Belém (PA) (Tânia Rêgo/Agência Brasil)

DR

Da Redação

Publicado em 26 de outubro de 2014 às 17h31.

Belém - O secretário municipal Augusto Correia foi detido hoje (26), em Belém, durante a realização do segundo turno das eleições para governador e presidente da República. Segundo o delegado Gilvandro Furtado, as forças de segurança registraram a ocorrência com base na prática de crime eleitoral.

“Conforme o promotor eleitoral da 50ª Zona Eleitoral, foram encontrados um carro com material de propaganda, adesivos, santinhos e camisas, além de talão de um posto de gasolina com nomes de pessoas e indicando a quantidade de litros ao lado dos nomes”, informou o delegado à Agência Brasil às 15h20, horário de Brasília.

Uma pessoa foi presa em Igarapé-Miri por propaganda ilegal em veículo. Ela foi apresentada na delegacia local por infringir a legislação eleitoral, que proíbe propagandas de candidatos no dia da eleição.

Em Belém, três pessoas foram autuadas por suspeita de distribuição de material de campanha e uma presa em flagrante por transporte de eleitor.

Em Marabá, um juiz eleitoral determinou que cinco fiscais de um partido que portavam camisetas iguais voltassem para casa e as trocassem, pois, segundo ele, as roupas caracterizavam propaganda eleitoral dentro do local de votação.

Em Óbidos, responsáveis por uma das seções eleitorais do município coletam votos manualmente. O mesário encontrou dificuldades operacionais para ligar a urna eletrônica.

Apesar das orientações de que seria possível contornar o problema por meio de apoio técnico que já se deslocava para a seção, acabou dando início ao procedimento.

De acordo com o secretário de Tecnologia da Informação do Tribunal Regional Eleitoral do Pará, Felipe Houat, uma vez iniciada a votação manual não é possível retornar ao suporte eletrônico.

Ele disse, no entanto, que a operação não deve prejudicar a apuração dos votos, já que apenas 126 eleitores votam na seção.

Acompanhe tudo sobre:EleiçõesEleições 2014ParáPolíticaPolítica no Brasil

Mais de Brasil

Governadores do Sul e do Sudeste criticam PEC da Segurança Pública proposta por governo Lula

Leilão de concessão da Nova Raposo recebe quatro propostas

Reeleito em BH, Fuad Noman está internado após sentir fortes dores nas pernas

CNU divulga hoje notas de candidatos reintegrados ao concurso