Brasil

Nardes vai relatar pedido do MP contra acordos com empresas

O TCU definiu que Augusto Nardes será o relator do pedido feito para que a corte proíba o Poder Executivo de fechar acordos com as empresas da Lava Jato


	Tribunal de Contas da União: procurador afirma que acordos de leniência será prejudicial às investigações
 (Divulgação/TCU)

Tribunal de Contas da União: procurador afirma que acordos de leniência será prejudicial às investigações (Divulgação/TCU)

DR

Da Redação

Publicado em 23 de fevereiro de 2015 às 23h41.

Brasília - O Tribunal de Contas da União (TCU) definiu nesta segunda-feira, 23, por sorteio, que o ministro Augusto Nardes será o relator do pedido feito pelo Ministério Público de Contas para que a corte proíba o Poder Executivo de fechar acordos com as empresas investigadas na Operação Lava Jato.

Na última sexta-feira, 20, o procurador Julio Marcelo de Oliveira apresentou uma representação em que afirma que a celebração de acordos de leniência entre a Controladoria-Geral da União (CGU), órgão do Executivo, e as empresas será prejudicial às investigações.

Oliveira solicitou que a corte proíba a CGU de fazer acordos com qualquer empresa investigada na Lava Jato que ainda não tenha feito acordo com o Ministério Público Federal.

Agora, caberá a Nardes ditar o ritmo do julgamento do pedido, que não tem data para acontecer ainda. Quando terminar seu relatório sobre o assunto, ele poderá disponibilizar o caso para julgamento no plenário.

Integrantes do MP de contas e técnicos do TCU avaliam que o acordo com a CGU é mais brando do que o acordo com o MPF, fazendo que esse entendimento com o executivo funcione apenas como salvação das empresas sem que elas, na pratica, colaborem com as investigações. A CGU não se pronuncia sobre o tema.

O advogado-geral da União, Luís Inácio Adams, tem dito em público que o acordo com a CGU servirá para reforçar a Lava Jato e também para que as empresas mudem eventuais praticas ligadas à corrupção.

Acompanhe tudo sobre:EmpresasOperação Lava JatoTCU

Mais de Brasil

Lula anuncia pagamento do Pé-de-Meia e gratuidade dos 41 remédios do Farmácia Popular

Denúncia da PGR contra Bolsonaro apresenta ‘aparente articulação para golpe de Estado’, diz Barroso

Mudança em lei de concessões está próxima de ser fechada com o Congresso, diz Haddad

Governo de São Paulo inicia extinção da EMTU