Brasil

“Namore, case, fique na região”, diz Dilma à 1ª turma de Medicina de Garanhuns

Presidente da República ressalta que o interior do país é carente de médicos

"Vocês terão oportunidades com boa remuneração", diz Dilma a estudantes de Medicina (Roberto Stuckert Filho/Presidência da República)

"Vocês terão oportunidades com boa remuneração", diz Dilma a estudantes de Medicina (Roberto Stuckert Filho/Presidência da República)

DR

Da Redação

Publicado em 30 de agosto de 2011 às 17h27.

São Paulo – Em aula inaugural do novo curso de Medicina de Garanhuns, em Pernambuco, Dilma Rousseff disse aos estudantes que um dos principais desafios da área de saúde é conseguir médicos para trabalhar no interior do país.

“Criem laços com essa região, descubram as necessidades dessa população, namorem, casem, se estabeleçam e ajudem a transformar essa região em um pólo de excelência em saúde”, afirmou a presidente, causando risada dos 40 jovens alunos principalmente na hora em que falou do casamento.

Dilma ressaltou que o número de médicos no Brasil é insuficiente e, para piorar, existe uma má distribuição desses profissionais, que ficam concentrados nas regiões mais desenvolvidas. “O Nordeste tem 28% da população e apenas 17% dos médicos. O cenário é pior no interior”, disse.

O ex-presidente Lula, que nasceu no município de Garanhus, foi exaltado por Dilma Rousseff durante o discurso. “Ele valoriza a educação das pessoas. Ele sabe a importância do estudo.”

A presidente citou um estudo do IBGE que mostra que está ocorrendo uma inversão do fluxo migratório no país. “A volta ao Nordeste talvez seja o maior prêmio para esse processo de crescimento econômico e inclusão social”, disse Dilma, salientando que Lula saiu aos 7 anos da região para ir a São Paulo na carroceria de um caminhão.

A interiorização dos serviços de saúde e educação é uma prioridade do governo, segundo a presidente da República. “Vocês vão se tornar médicos no interior do país, onde o país mais precisa de profissionais”, disse à plateia de estudantes, que formam a primeira turma de Medicina do campus de Garanhuns da Universidade de Pernambuco. Em seguida, prometeu incentivos para quem fizer a residência médica na região e fez prognósticos positivos para o mercado de trabalho.

“Vocês certamente não ficarão sem trabalho. Terão oportunidades com boa remuneração. Vocês escolheram a profissão certa, no lugar certo, no momento certo.” E aos jovens que ainda não imaginam o tamanho da dedicação que o estudo da Medicina exige, Dilma alertou: “Vocês vão estudar mais do que os alunos de outros cursos e precisarão abrir mão de parte das atividades de lazer para os estudos.”

Acompanhe tudo sobre:EducaçãoEnsino públicoGoverno DilmaPernambucoSaúde

Mais de Brasil

Governadores do Sul e do Sudeste criticam PEC da Segurança Pública proposta por governo Lula

Leilão de concessão da Nova Raposo recebe quatro propostas

Reeleito em BH, Fuad Noman está internado após sentir fortes dores nas pernas

CNU divulga hoje notas de candidatos reintegrados ao concurso