Brasil

Nações Unidas homenageiam Oscar Niemeyer

Oscar Niemeyer é apontado como referência internacional da arquitetura


	O arquiteto brasileiro Oscar Niemeyer: "Mais do que um arquiteto, Niemeyer foi um poeta que nos emocionava com suas obras”, afirmou a embaixadora brasileira nas Nações Unidas, Maria Luiza Ribeiro Viotti.
 (Vanderlei Almeida)

O arquiteto brasileiro Oscar Niemeyer: "Mais do que um arquiteto, Niemeyer foi um poeta que nos emocionava com suas obras”, afirmou a embaixadora brasileira nas Nações Unidas, Maria Luiza Ribeiro Viotti. (Vanderlei Almeida)

DR

Da Redação

Publicado em 25 de abril de 2013 às 13h46.

Brasília – O arquiteto Oscar Niemeyer foi homenageado pela Organização das Nações Unidas (ONU). Niemeyer, que morreu há cerca de quatro meses, é apontado como referência internacional da arquitetura. Também foi mencionado como exemplo de vanguarda. A vida e a obra dele foram lembradas durante a cerimônia que ocorreu no começo da noite de ontem (24).

Niemeyer participou do projeto de reconstrução e modernização da sede das Nações Unidas, em Nova York, nos Estados Unidos. O edifício é chamado de Palácio de Cristal e tem 38 andares. O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, lembrou que a obra foi a primeira em aço e vidro na cidade norte-americana.

O edifício da ONU fica na parte oriental da Ilha de Manhattan. A obra foi concluída em 1952. Participaram do projeto os arquitetos Le Corbusier e Charles Edouard Jeanneret-Gris, além de Niemeyer.

"Ele foi um homem à frente do seu tempo. Espero que sigamos seu exemplo e consigamos agir na vanguarda quando se tratar dos problemas globais”, disse Ban Ki-moon, lembrando que o objetivo de Niemeyer era “tentar mudar o mundo”.

"Mais do que um arquiteto, Niemeyer foi um poeta que nos emocionava com suas obras”, acrescentou a embaixadora brasileira nas Nações Unidas, Maria Luiza Ribeiro Viotti.

Acompanhe tudo sobre:ArquitetosONUOscar Niemeyer

Mais de Brasil

CNU 2025: pedidos de isenção da taxa de inscrição vão até terça-feira

Manifestação em ponto clássico de Ipanema critica presença do Irã na Cúpula dos Brics

PT avalia adiar anúncio de novo presidente nacional após decisão que cancelou votação em Minas

Marina Silva volta ao Congresso depois de ser ofendida em duas comissões