Brasil

Nações Unidas diz ter atacado armamento de Gbagbo

No sábado, tropas leais a Gbagbo atacaram em Abidjan o hotel onde está Alassane Ouattara, que clama a Presidência do país

Forças de Ouattara, na Costa do Marfim (AFP)

Forças de Ouattara, na Costa do Marfim (AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de abril de 2011 às 17h11.

Abdjan - Helicópteros franceses e das Nações Unidas atacaram armamento pesado pertencente a tropas leais ao atual presidente da Costa do Marfim, Laurent Gbagbo, disse o porta-voz da missão das Nações Unidas à Reuters.

"Estamos numa operação para neutralizar o armamento pesado de Gbagbo. Tivemos que suspender a operação por uns dias para avaliar e nos demos conta de que ainda há armamento pesado que eles usaram contra civis e contra as Nações Unidas", disse Hamadoun Toure.

Um correspondente da Reuters na base militar francesa, a 15 km da casa de Gbagbo, disse poder ouvir explosões. Segundo ele, quatro helicópteros, dois das Nações Unidas e dois da França, estão na operação.

Um morador da região afirmou que pode ver uma fumaça preta. No sábado, tropas leais a Gbagbo atacaram em Abidjan o hotel onde está Alassane Ouattara, que clama a Presidência do país. O hotel é guardado por forças das Nações Unidas. Advogados de Ouattara, em carta neste domingo, pediram que as forças internacionais eliminem o armamento pesado e as milícias de Gbagbo e o levem ao tribunal.

Acompanhe tudo sobre:ÁfricaDitaduraGuerrasPolítica no BrasilProtestos

Mais de Brasil

Morre Márcia Lage, carnavalesca da Mocidade, aos 64 anos

Maioria da população está pessimista com o futuro do Brasil, diz pesquisa Gerp

Bolsonaro espera que Trump ajude a reverter sua inelegibilidade

Falta de articulação e gestão desafiam sucesso da política industrial, dizem investidores