Brasil

Na TV, Aécio traz Marina e reclama de mentiras

Já a presidente Dilma Rousseff (PT) usou imagens de comícios e militantes de olho na emoção do eleitor


	Aécio Neves (PSDB) durante coletiva de imprensa em Belo Horizonte, Minas Gerais
 (Orlando Brito/Coligação Muda Brasil/Divulgação)

Aécio Neves (PSDB) durante coletiva de imprensa em Belo Horizonte, Minas Gerais (Orlando Brito/Coligação Muda Brasil/Divulgação)

DR

Da Redação

Publicado em 22 de outubro de 2014 às 21h40.

Brasília - A poucos dias do segundo turno da eleição, o candidato do PSDB à Presidência, Aécio Neves, levou a terceira colocada na primeira rodada, Marina Silva (PSB), a seu programa na TV e fez um discurso indignado com os ataques da campanha adversária, enquanto a presidente Dilma Rousseff (PT) usou imagens de comícios e militantes de olho na emoção do eleitor.

O tucano, que nas pesquisas mais recentes aparece mas em desvantagem numérica, ainda que em empate técnico, utilizou quase metade do horário eleitoral obrigatório para reclamar do que considerou "infâmias" e ataques pessoais.

"O momento de uma eleição é um momento extremamente importante na vida qualquer nação, é momento de debates, momento de confirmação de valores, de fortalecimento da democracia", criticou Aécio no programa eleitoral desta quarta-feira.

"Mas infelizmente não é isso que está acontecendo no Brasil. Essa eleição vai ficar marcada pela mentira, pela calúnia dos meus adversários, pela covardia."

"Em uma covarde onda de falsidades e de calúnias tentam jogar na lama o nome honrado de minha família", reclamou, afirmando que a tática também foi utilizada contra Marina e Eduardo Campos, que foi o candidato do PSB até sua trágica morte num acidente aéreo em agosto.

Em uma gravação feita especialmente para o programa de Aécio, Marina reforçou o argumento do tucano ao se dizer vítima de ataques e defendeu que ele encarna o desejo de mudança da população.

"É hora de recuperarmos a esperança. Aécio assumiu publicamente fortes compromissos com o povo brasileiro", disse a ex-senadora, referindo-se a propostas mais "progressistas" assumidas pelo presidenciável em busca de seu apoio.

"Com esses compromissos, Aécio acende uma luz na escuridão dessa campanha eleitoral", afirmou Marina. A campanha do PSDB usou novamente depoimento da viúva de Campos, Renata, declarando apoio a Aécio.

Emoção e Militância

O programa petista procurou passar empolgação ao mostrar imagens de comícios com muitos militantes e bandeiras tremulando.

"Uma onda feita de força e amor, de esperança e coragem tomou conta do Brasil. Há muito que uma campanha não mexia tão profundamente com as nossas mentes e corações", diz um locutor, logo no início do programa.

Em outro momento, é exibido trecho de comício em que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, maior cabo eleitoral da presidente, afirma que "há muito tempo a gente não via uma quantidade de jovens participando de um evento político como a gente está vendo aqui".

Em seguida Dilma reforça a comparação entre as gestões do PT e do PSDB, que sua campanha vem martelando desde o início da disputa.

"Temos que comparar esses dois projetos de Brasil. Um Brasil que sabe que antes podia batalhar o que quisesse, que não conquistava uma vida melhor. Agora não. Agora nós temos condições de ter uma vida melhor", disse a presidente.

Entre as personalidades que apareceram na propaganda de Dilma dando apoio a presidente estava Luiz Carlos Bresser Pereira, um dos fundadores do PSDB e ex-ministro do presidente tucano Fernando Henrique Cardoso.

Acompanhe tudo sobre:aecio-nevesCelebridadesDilma RousseffEleiçõesEleições 2014Marina SilvaOposição políticaPartidos políticosPersonalidadesPolítica no BrasilPolíticosPolíticos brasileirosPSDBPT – Partido dos Trabalhadores

Mais de Brasil

Banco Central comunica vazamento de dados de 150 chaves Pix cadastradas na Shopee

Poluição do ar em Brasília cresceu 350 vezes durante incêndio

Bruno Reis tem 63,3% e Geraldo Júnior, 10,7%, em Salvador, aponta pesquisa Futura

Em meio a concessões e de olho em receita, CPTM vai oferecer serviços para empresas