Brasil

Na Índia, Lula destaca importância de aliança

Lula ressaltou que o Brasil pode ajudar a Índia a melhorar suas capacidades de desenvolvimento, as iniciativas para aproveitar a energia solar

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 23 de novembro de 2012 às 13h12.

Nova Délhi - O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva declarou nesta sexta-feira em Nova Délhi que uma aliança entre a Índia e o Brasil seria fundamental para desenvolver o setor de infraestrutura no país asiático.

Segundo um comunicado da Confederação da Indústria Indiana (CII), em um discurso diante de um grupo de empresários locais, Lula destacou as oportunidades que brinda o investimento de US$ 1 trilhão que a Índia destinará ao setor de infraestrutura nos próximos cinco anos.

Lula ressaltou que o Brasil pode ajudar a Índia a melhorar suas capacidades de desenvolvimento, as iniciativas para aproveitar a energia solar e, inclusive, na redução da pobreza.

Durante sua visita à Índia, o ex-presidente, que ontem recebeu ontem o prêmio Indira Gandhi por sua contribuição "à paz, ao desarmamento e ao desenvolvimento", também se reuniu com o primeiro-ministro Manmohan Singh e o presidente Pranab Mukherjee.

O comércio entre a Índia e Brasil, dois países-membros do grupo de potências emergentes Brics (que também conta com Rússia, China e África do Sul), alcançou um volume comercial de US$ 10 bilhões entre 2011 e 2012, quantia que representa um crescimento de 34% em relação ao período 2010-11.

No último dia 16 de novembro, Lula iniciou uma viagem na África do Sul que também o levou a Moçambique e Etiópia antes de sua chegada à Índia. 

Acompanhe tudo sobre:EmpresasPersonalidadesPolíticosPolíticos brasileirosPT – Partido dos TrabalhadoresPolítica no BrasilÁsiaÍndiaLuiz Inácio Lula da Silva

Mais de Brasil

Túnel Santos-Guarujá deve criar 9 mil empregos e reduzir o tempo de travessia para 5 minutos

Em SP, Lula perde para Bolsonaro, Michelle e Tarcísio, diz Paraná Pesquisas

Lula reconduz Gonet ao cargo de procurador-geral antes do julgamento de Bolsonaro

'Eu creio que esse compromisso vai ser honrado', diz Haddad sobre compensação da isenção do IR