Brasil

Município de SP pinta ruas de azul para atenuar calor

Sobre o asfalto preto, um termômetro digital chegou a marcar 53ºC, enquanto que no chão azul ficou em torno de 45°C

Na tentativa de conter o calor, a Prefeitura de Tietê, no interior de São Paulo, passou a pintar as ruas de azul (Prefeitura de Tietê/Divulgação)

Na tentativa de conter o calor, a Prefeitura de Tietê, no interior de São Paulo, passou a pintar as ruas de azul (Prefeitura de Tietê/Divulgação)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 21 de janeiro de 2019 às 14h28.

Franca - Para enfrentar o calor que tem passado dos 30ºC, a Prefeitura de Tietê resolveu pintar as ruas do município, localizado no interior de São Paulo.

A gestão municipal começou a aplicar, sobre o asfalto preto, uma camada de tinta azul ciano. A técnica vem da área de climatologia e é capaz de trazer bons resultados.

"A cor azul ciano reduz a temperatura em 10% e auxilia na economia de energia elétrica e na redução da evaporação, o que torna o ambiente mais fresco para pessoas, plantas e animais", justifica a Prefeitura.

A gestão afirma que o gasto com a tinta será compensado pela possível redução de consumo de energia elétrica pela população.

Para confirmar os efeitos da tinta azul, foram realizados testes com o uso de termômetros digitais. Sobre o asfalto preto, o aparelho chegou a marcar 53ºC, enquanto que no chão azul ficou em torno de 45°C.

O trabalho começou na semana passada na calçada e na rua em frente à Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Desenvolvimento Sustentável.

A intenção é ampliar a pintura para outras vias, além de pontos de ônibus e telhados de escolas, hospitais e outros prédios públicos.

A prefeitura diz que não há contraindicação para a aplicação da tinta.

Ela comentou, ainda, que preferiu não utilizar a de cor branca, capaz de absorver mais calor, porque gera mais luminosidade o que poderia ocasionar transtorno visual.

Acompanhe tudo sobre:CalorSão Paulo capital

Mais de Brasil

Oficial de Justiça tenta notificar Eduardo Bolsonaro, mas é informado que ele está nos EUA

Relator apresenta parecer pela rejeição da PEC da Blindagem em comissão do Senado

Governo de SP vai usar detentos do semiaberto para limpeza de ruas após fortes chuvas e vendaval

Governo dos EUA afirma que dois milhões de imigrantes ilegais já deixaram o país