Brasil

Estacionar em local irregular pode deixar de dar multa em 2013

Estacionar em local irregular ou ser flagrado com velocidade até 20% superior a da via poderão ser punidos com advertência a partir do ano que vem

Agente de trânsito orienta motoristas em via de São Paulo. Multas poderão virar advertência por escrito caso infrator não seja reincidente num período de 12 meses (Cláudio Teixeira)

Agente de trânsito orienta motoristas em via de São Paulo. Multas poderão virar advertência por escrito caso infrator não seja reincidente num período de 12 meses (Cláudio Teixeira)

DR

Da Redação

Publicado em 19 de junho de 2012 às 19h02.

São Paulo - A resolução 404/2012 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) vai permitir que, a partir de janeiro de 2013, motoristas flagrados cometendo infrações leves ou médias sejam advertidos ao invés de receber multa e perder pontos na carteira, desde que não sejam reincidentes na mesma infração nos últimos 12 meses.

Hoje, as penalidades vão de 53,20 reais e 3 pontos na Carteira Nacional de Habilitação, para infrações leves, e 85,13 reais, com 4 pontos, para as médias.

O Contran regulamentou na última semana procedimento que já era previsto desde 1997 no Código de Trânsito Brasileiro. A decisão pela advertência poderá vir do próprio agente de trânsito ou por ação do motorista, que poderá requerê-la no período de recurso da multa, ou seja, até 15 dias após ser notificado.

Entre as infrações leves e médias estão deixar o carro onde há sinalização de "Proibido Estacionar", andar com a lanterna queimada, parar em cima da faixa de pedestre, conduzir em velocidade até 20% superior a da via e desrespeitar o rodízio, no caso de São Paulo.

A autoridade de trânsito que aplicou a multa poderá, no entanto, manter a pena de pagamento. “Caso a autoridade de trânsito não entenda como medida mais educativa a aplicação da Penalidade de Advertência por Escrito, aplicará a Penalidade de Multa”, prevê o parágrafo 8 do artigo 9º.

A aplicação da medida vai depender da integração dos sistemas dos Detrans (Departamento de Trânsito) dos estados e do Distrito Federal, já que hoje só é possível saber se um motorista é reincidente consultando cada uma das 27 unidades do departamento.

Acompanhe tudo sobre:América LatinaDados de Brasilmobilidade-urbanaSetor de transporteTrânsitoTransporte e logística

Mais de Brasil

O que muda com projeto que proíbe celulares nas escolas em São Paulo

Haddad se reúne com cúpula do Congresso e sinaliza pacote fiscal de R$ 25 bi a R$ 30 bi em 2025

Casos respiratórios graves apresentam alta no Rio e mais 9 estados