Brasil

Mulheres em todo o País adiam a maternidade

Segundo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, brasileiras têm filhos cada vez mais tarde, em especial nas capitais


	Mulher grávida: taxa de gravidez na adolescência cai, enquanto cresce a proporção de nascimentos entre os grupos de mulheres acima de 30 anos
 (Wikimedia Commons)

Mulher grávida: taxa de gravidez na adolescência cai, enquanto cresce a proporção de nascimentos entre os grupos de mulheres acima de 30 anos (Wikimedia Commons)

DR

Da Redação

Publicado em 20 de dezembro de 2013 às 19h35.

Rio - As brasileiras têm filhos cada vez mais tarde, em especial nas capitais. O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) constatou que a taxa de gravidez na adolescência cai, enquanto cresce a proporção de nascimentos entre os grupos de mulheres acima de 30 anos - o que corrobora as conclusões do Censo de 2010.

Enquanto a média brasileira de nascimentos entre mulheres de 30 a 44 anos é de 30,2%, no Distrito Federal é de 38,3%. Nesse quadro, também se destacam o Rio Grande do Sul (36%), e São Paulo (35,8%). "A pesquisa derruba o mito de que a gravidez na adolescência está crescendo no Brasil", aponta o coordenador de População e Indicadores do IBGE, Cláudio Crespo.

Quanto maior a renda e a escolaridade da mulher, mais se posterga a maternidade. Mas isso também é observado nas classes populares, diz a pesquisadora Rosângela da Silva Santos, professora da Faculdade de Enfermagem da Universidade Estadual do Rio (Uerj) e ex-presidente da Associação Brasileira de Obstetrizes e Enfermeiras Obstetras. "As mulheres sabem que filho custa caro e preferem construir sua casa, conseguir trabalho e juntar algum dinheiro para, então, tentar engravidar. Os números refletem todo um processo de emancipação feminina." O IBGE observa que a ocorrência da gravidez durante a infância - com menos de 14 anos - se manteve estável na década, com 0,8% dos nascimentos.

Acompanhe tudo sobre:EstatísticasGravidezIBGEpopulacao-brasileira

Mais de Brasil

Banco Central comunica vazamento de dados de 150 chaves Pix cadastradas na Shopee

Poluição do ar em Brasília cresceu 350 vezes durante incêndio

Bruno Reis tem 63,3% e Geraldo Júnior, 10,7%, em Salvador, aponta pesquisa Futura

Em meio a concessões e de olho em receita, CPTM vai oferecer serviços para empresas