Brasil

Mujica se encontrará com Dilma na 6ª feira

O presidente uruguaio será recebido por Dilma Rousseff para felicitá-la pela reeleição


	Presidente do Uruguai, José Mujica, em encontro com Dilma Rousseff
 (Pablo Porciuncula/AFP)

Presidente do Uruguai, José Mujica, em encontro com Dilma Rousseff (Pablo Porciuncula/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 5 de novembro de 2014 às 13h26.

Brasília - O presidente do Uruguai, José Mujica, será recebido na próxima sexta-feira por Dilma Rousseff, a quem deseja "felicitar pessoalmente" por sua reeleição, informaram nesta quarta-feira à Agência Efe fontes oficiais.

A reunião será realizada no Palácio do Planalto e transformará Mujica no primeiro líder recebido em Brasília após a reeleição de Dilma em 26 de outubro, quando alcançou 51,64% dos votos contra 48,36% de Aécio Neves.

O governo uruguaio já tinha anunciado a intenção de Mujica de saudar Dilma de forma pessoal, mas ainda não tinha confirmado a data.

O presidente do Uruguai esteve no Brasil em setembro, no meio da campanha eleitoral, mas só visitou a cidade de Porto Alegre e não se encontrou com Dilma, com quem mantém uma forte amizade pessoal há vários anos.

Nessa oportunidade, o uruguaio ratificou a importância do Brasil para seu país, tanto no marco bilateral como regional, e seu papel nos processos de integração que se desenvolvem na América Latina.

"Haverá uma América Latina unida se o Brasil propuser" esse objetivo como tarefa, disse Mujica em Porto Alegre, e contou que "se o Brasil não propusesse isso", não haverá fôlego para avançar rumo a uma "autêntica" integração latino-americana

Segundo fontes oficiais consultadas pela Efe, a reunião da próxima sexta-feira servirá para que ambos líderes façam um repasse das relações bilaterais e da conjuntura regional.

Nesse contexto, está previstos que os dois farão consultas sobre as próximas cúpulas da União de Nações Sul-americanas (Unasul), prevista para a primeira semana de dezembro no Equador, e do Mercosul, que será realizada na Argentina entre os dias 17 e 18 desse mesmo mês.

Acompanhe tudo sobre:Dilma RousseffPersonalidadesPolíticosPolíticos brasileirosPT – Partido dos TrabalhadoresPolítica no BrasilAmérica LatinaEleiçõesUruguaiEleições 2014

Mais de Brasil

Oficial de Justiça tenta notificar Eduardo Bolsonaro, mas é informado que ele está nos EUA

Relator apresenta parecer pela rejeição da PEC da Blindagem em comissão do Senado

Governo de SP vai usar detentos do semiaberto para limpeza de ruas após fortes chuvas e vendaval

Governo dos EUA afirma que dois milhões de imigrantes ilegais já deixaram o país