Brasil

Mujica se encontrará com Dilma na 6ª feira

O presidente uruguaio será recebido por Dilma Rousseff para felicitá-la pela reeleição


	Presidente do Uruguai, José Mujica, em encontro com Dilma Rousseff
 (Pablo Porciuncula/AFP)

Presidente do Uruguai, José Mujica, em encontro com Dilma Rousseff (Pablo Porciuncula/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 5 de novembro de 2014 às 13h26.

Brasília - O presidente do Uruguai, José Mujica, será recebido na próxima sexta-feira por Dilma Rousseff, a quem deseja "felicitar pessoalmente" por sua reeleição, informaram nesta quarta-feira à Agência Efe fontes oficiais.

A reunião será realizada no Palácio do Planalto e transformará Mujica no primeiro líder recebido em Brasília após a reeleição de Dilma em 26 de outubro, quando alcançou 51,64% dos votos contra 48,36% de Aécio Neves.

O governo uruguaio já tinha anunciado a intenção de Mujica de saudar Dilma de forma pessoal, mas ainda não tinha confirmado a data.

O presidente do Uruguai esteve no Brasil em setembro, no meio da campanha eleitoral, mas só visitou a cidade de Porto Alegre e não se encontrou com Dilma, com quem mantém uma forte amizade pessoal há vários anos.

Nessa oportunidade, o uruguaio ratificou a importância do Brasil para seu país, tanto no marco bilateral como regional, e seu papel nos processos de integração que se desenvolvem na América Latina.

"Haverá uma América Latina unida se o Brasil propuser" esse objetivo como tarefa, disse Mujica em Porto Alegre, e contou que "se o Brasil não propusesse isso", não haverá fôlego para avançar rumo a uma "autêntica" integração latino-americana

Segundo fontes oficiais consultadas pela Efe, a reunião da próxima sexta-feira servirá para que ambos líderes façam um repasse das relações bilaterais e da conjuntura regional.

Nesse contexto, está previstos que os dois farão consultas sobre as próximas cúpulas da União de Nações Sul-americanas (Unasul), prevista para a primeira semana de dezembro no Equador, e do Mercosul, que será realizada na Argentina entre os dias 17 e 18 desse mesmo mês.

Acompanhe tudo sobre:América LatinaDilma RousseffEleiçõesEleições 2014PersonalidadesPolítica no BrasilPolíticosPolíticos brasileirosPT – Partido dos TrabalhadoresUruguai

Mais de Brasil

Em reunião ministerial, Lula diz que precisa estar bem de saúde para concorrer à reeleição em 2026

Mototáxi em São Paulo: Justiça nega mais um pedido da 99; prefeitura já apreendeu 143 motocicletas

BNDES aprova R$ 500 milhões para ampliação da ferrovia Centro-Atlântica operada pela VLI

Ministro da Casa Civil diz que Lula pode mudar 'qualquer ministro a qualquer momento'