Brasil

Mudança política afetará vizinhos, diz ex-ministro argentino

Segundo Ricardo López Murphy, chegada de Marina ao Palácio do Planalto levaria a uma pressão por mudanças em outros países latino-americanos


	Candidata à presidência Marina Silva: para ex-ministro da Argentina, eleição de Marina pode ter um "efeito continental"
 (Nacho Doce/Reuters)

Candidata à presidência Marina Silva: para ex-ministro da Argentina, eleição de Marina pode ter um "efeito continental" (Nacho Doce/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de setembro de 2014 às 22h17.

São Paulo - Uma eventual mudança política no governo do Brasil, com a chegada de Marina Silva - a favorita nas pesquisas de intenção de voto - ao poder, pode ter um "efeito continental", afirmou nesta terça-feira em São Paulo o ex-ministro da Economia da Argentina, Ricardo López Murphy.

"O Brasil é o maior país do continente, o de maior importância. Uma mudança no Brasil afeta toda a região e seguramente afetará a Argentina e todos os países vizinhos, sejam eles mais próximos ou menos próximos", disse López Murphy para a Agência Efe.

López Murphy, também ex-ministro de Defesa, Infraestrutura e Habitação, cargos que exerceu durante o governo de Fernando de la Rúa, confessou que acompanha as notícias do processo eleitoral brasileiro e percebe um certo "cansaço" com a atual presidente, Dilma Rousseff, que busca a reeleição.

"Por que as pessoas preferem Marina Silva? Não posso explicar, mas me parece que há um desgaste do exercício do poder, pois o PT está há muito tempo no poder", opinou.

A chegada de Marina ao Palácio do Planalto levaria a uma pressão por mudanças em outros países latino-americanos, como a Argentina, que passa por uma crise.

"O Brasil teve melhor desempenho que a Argentina em áreas como a economia. Se houver uma mudança no governo brasileiro, haverá mais motivos para que as pessoas queiram mudar o argentino, que foi muito mal (no âmbito econômico)", avaliou.

López Murphy faz parte do grupo de oposição à presidente argentina, Cristina Kirchner, e participou hoje no Fórum Liberdade e Democracia, promovido pelo Instituto de Formação de Líderes (IFL) em São Paulo e no qual também discursou o escritor e exilado cubano Carlos Alberto Montañer, entre outros.

Acompanhe tudo sobre:América LatinaArgentinaCelebridadesDiplomaciaEleiçõesEleições 2014Marina SilvaPersonalidadesPolítica no BrasilPolíticosPolíticos brasileiros

Mais de Brasil

Acidente com ônibus escolar deixa 17 mortos em Alagoas

Dino determina que Prefeitura de SP cobre serviço funerário com valores de antes da privatização

Incêndio atinge trem da Linha 9-Esmeralda neste domingo; veja vídeo

Ações isoladas ganham gravidade em contexto de plano de golpe, afirma professor da USP