Brasil

Justiça dá prazo para conclusão de obra ferroviária no MS

Justiça autorizou a retomada das obras do contorno ferroviário de Três Lagoas, interrompidas há mais de dois anos


	Trem sobre trilhos: decisão judicial determina que o governo estadual tem seis meses para concluir a construção
 (Alexander Joe/AFP)

Trem sobre trilhos: decisão judicial determina que o governo estadual tem seis meses para concluir a construção (Alexander Joe/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 18 de agosto de 2014 às 19h02.

São Paulo - A Justiça do Mato Grosso do Sul aceitou o argumento da procuradoria regional do Ministério Público Federal (MPF/MS) e autorizou a retomada das obras do contorno ferroviário de Três Lagoas, interrompidas há mais de dois anos.

De acordo com nota divulgada pelo MPF/MS, a decisão judicial liminar determina que o governo estadual tem seis meses para concluir a construção, contados a partir da intimação.

A Agência de Gestão de Empreendimentos de Mato Grosso do Sul (Agesul), executora da obra, deverá apresentar em juízo um cronograma das obras planejadas e realizadas mensalmente.

A construção foi iniciada em 2010, com orçamento de R$ 37 milhões de recursos federais e previsão de término para setembro de 2011. As obras foram interrompidas há mais de dois anos devido a irregularidades na licitação, execução e fiscalização.

Segundo o Ministério Público Federal, 65% do projeto está concluído, restando ainda a implantação de trilhos e dormentes.

Os materiais foram entregues pelo DNIT em junho de 2013, com atraso de quatro anos em relação à previsão inicial, mas ainda não foram empregados por conta da paralisação.

O MPF/MS também divulgou em nota que conseguiu o bloqueio judicial de R$ 2,3 milhões em bens dos seis responsáveis por supostas irregularidades na construção do contorno ferroviário.

Segundo o ministério, estas seis pessoas respondem na Justiça por improbidade administrativa e não poderão ter qualquer envolvimento na gestão e execução da obra daqui para frente.

A produtora de celulose Fibria aguarda a conclusão desta obra para construir um ramal ferroviário e escoar toda a sua produção via trilhos até o porto de Santos, no litoral de São Paulo.

Acompanhe tudo sobre:FerroviasMato Grosso do SulMinistério PúblicoSetor de transporteTransportesTrens

Mais de Brasil

Justiça nega pedido da prefeitura de SP para multar 99 no caso de mototáxi

Carta aberta de servidores do IBGE acusa gestão Pochmann de viés autoritário, político e midiático

Ministra interina diz que Brasil vai analisar decisões de Trump: 'Ele pode falar o que quiser'

Bastidores: pauta ambiental, esvaziamento da COP30 e tarifaço de Trump preocupam Planalto