Brasil

MP do Paraná denuncia médico que estava com covid-19 e atendeu pacientes

O caso aconteceu em uma Unidade de Pronto Atendimento na Região Metropolitana de Curitiba

Denúncia: o MP diz que o médico tinha testado positivo para covid-19 dois antes de ir trabalhar. (KTSDESIGN/SCIENCE PHOTO LIBRARY/Getty Images)

Denúncia: o MP diz que o médico tinha testado positivo para covid-19 dois antes de ir trabalhar. (KTSDESIGN/SCIENCE PHOTO LIBRARY/Getty Images)

CC

Clara Cerioni

Publicado em 3 de junho de 2020 às 14h59.

Última atualização em 3 de junho de 2020 às 16h12.

O Ministério Público do Paraná (MPPR) denunciou um médico da cidade de Colombo, na Região Metropolitana de Curitiba, que foi trabalhar mesmo sabendo que estava contaminado com o coronavírus.

O caso aconteceu no meio de abril em uma Unidade de Pronto Atendimento. Segundo a denúncia, o médico atendeu, pelo menos, nove pacientes durante o plantão. Ao final do expediente, ele disse aos colegas que precisava de um atestado porque estava com a covid-19. 

"Mesmo já tendo um atestado emitido dias antes para justificar ausência em outro trabalho num posto de saúde de Itapoá, no litoral de Santa Catarina", afirma o Ministério Público.

A denúncia partiu da própria prefeitura, que instaurou também um Processo Administrativo Disciplinar. Além disso, afastou o profissional de saúde por 90 dias. Em nota, a prefeitura informou ainda que encaminhou o caso ao Conselho Regional de Medicina.

O médico foi acusado por crime contra a calamidade pública nacional, em decorrência da pandemia da covid-19. A pena pode ser detenção e multa.

“Com vontade livre e consciente, ciente da ilicitude e reprovabilidade de sua conduta, infringiu determinação do poder público, destinada a impedir propagação de doença contagiosa”, diz a denúncia do Ministério Público.

A cidade, com 212 mil habitantes, tem 70 casos confirmados e nenhuma morte por covid-19, segundo o último balanço divulgado pela prefeitura, na terça-feira, 2.

Acompanhe tudo sobre:Ministério PúblicoParanáCoronavírus

Mais de Brasil

Câmara aprova projeto de lei que dificulta aborto legal em crianças

Após megaoperação, Moraes abre inquérito sobre crime organizado no Rio

PEC que flexibiliza privatização da Copasa é aprovada na Assembleia de Minas

Câmara aprova urgência de projeto que dificulta aborto legal em crianças