Brasil

MP cria força-tarefa para atuar na Operação Zelotes

O grupo deve, inicialmente, ficar responsável por analisar os pedidos de habeas corpus e recursos apresentados pela defesa de investigados na Zelotes


	Operação Zelotes: um dos filhos do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva também é alvo da operação
 (Valter Campanato/Agência Brasil)

Operação Zelotes: um dos filhos do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva também é alvo da operação (Valter Campanato/Agência Brasil)

DR

Da Redação

Publicado em 1 de março de 2016 às 17h27.

Brasília - O Conselho Superior do Ministério Público Federal, presidido pelo procurador-geral da República, Rodrigo Janot, aprovou nesta terça-feira, 1º, a criação de uma força-tarefa para atuar nos casos da Operação Zelotes que tramitam no Superior Tribunal de Justiça (STJ).

O grupo deve, inicialmente, ficar responsável por analisar os pedidos de habeas corpus e recursos apresentados pela defesa de investigados na Zelotes, que tramita na Justiça Federal em Brasília (DF).

A corte é responsável por julgar ações penais envolvendo governadores, integrantes de tribunais de Justiça estaduais, de tribunais de contas, entre outros.

Três subprocuradores-gerais foram designados para atuar somente na operação.

O grupo será coordenado pelo subprocurador-geral da República Antônio Carlos Pessoa Lins e contará com os também subprocuradores Carlos Eduardo Oliveira Vasconcelos e Marcelo Antonio Moscogliato.

Ao levar para o Conselho Superior a decisão sobre o início dos trabalhos da força-tarefa, o subprocurador-geral da República Mario Bonsaglia destacou que a designação dos subprocuradores respeita o princípio do promotor natural, ou seja, que tem competência para conduzir as operações, e leva em conta a importância da investigação para o interesse público.

Atualmente, além de investigar a atuação de quadrilhas junto ao Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (Carf) para reverter ou anular multas aplicadas pelo fisco a empresas, a Zelotes também apura um suposto esquema de compras de medidas provisórias para favorecer o setor automotivo.

Um dos filhos do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva também é alvo da operação.

Acompanhe tudo sobre:Ministério PúblicoOperação Zelotes

Mais de Brasil

Governadores do Sul e do Sudeste criticam PEC da Segurança Pública proposta por governo Lula

Leilão de concessão da Nova Raposo recebe quatro propostas

Reeleito em BH, Fuad Noman está internado após sentir fortes dores nas pernas

CNU divulga hoje notas de candidatos reintegrados ao concurso