Brasil

Mourão: "Lula não vence eleição porque tem ideias velhas"

Vice-presidente afirmou, no entanto, que se petista for eleito é preciso ter 'paciência'

 (Adriano Machado/Reuters)

(Adriano Machado/Reuters)

AO

Agência O Globo

Publicado em 11 de março de 2021 às 16h04.

O vice-presidente Hamilton Mourão criticou nesta quinta-feira o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, dizendo que ele não venceria uma nova eleição presidencial porque tem "ideias velhas". Mourão disse, no entanto, que se a população eleger Lula, é preciso ter "paciência".

— Se o povo brasileiro quiser votar no Lula, paciência. Mas todos nós, todos nós que entendemos o que acontece, "nós" que eu falo vai geral aqui no Brasil, sabe o que ele fez e deixou de fazer. Então isso é algo que eu julgo....Ele não vence uma eleição. Não vence uma eleição. Por que? Porque é um político velho — disse o vice-presidente, ao chegar no Palácio do Planalto.

Mourão afirmou que Lula precisa "mudar muito", mas considerou que isso é difícil de ocorrer devido à idade do ex-presidente, que hoje tem 75 anos.

— Ele tem que mudar e mudar muito. Acho que isso, nessa altura da vida, com quase 76 anos de idade, vai concorrer a uma eleição com 77 anos, (é difícil) haver uma mudança.

Comentando o discurso de Lula na véspera, o vice-presidente afirmou que ele é "maniqueísta" e que, apesar da anulação das condenações, está "comprovado" que Lula se envolveu em atos de corrupção.

— É o Lula de sempre, né. Maniqueísta. Um político velho. Velho não na idade, mas velho de velhas ideias. Lula é analógico, nós somos digitais. É isso que está acontecendo. E independente do que ele fale ou deixe de falar, está sobejamente comprovado em três instâncias que ele se envolveu em atos de corrupção, lavagem de dinheiro etc e tal. Isso não vai ser apagado. Então, isso é conversa mole.

Na segunda-feira, o ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), anulou as duas condenações que Lula sofreu na Justiça Federal em Curitiba e enviou esses e mais dois processos para a Justiça Federal do Distrito Federal. Com a decisão, Lula recuperou os direitos políticos e pode concorrer à Presidência. Em pronunciamento na quarta-feira, contudo, o petista evitou dizer se será ou não candidato.

Acompanhe tudo sobre:Eleições 2022Governo BolsonaroHamilton MourãoJair BolsonaroLuiz Inácio Lula da Silva

Mais de Brasil

Após ordem de Moraes, Anatel informa que operadoras bloquearam acesso ao Rumble no Brasil

Justiça Eleitoral condena Marçal por abuso de poder e o declara inelegível

Alexandre de Moraes determina suspensão do Rumble no Brasil

ViaMobilidade investirá R$ 1 bilhão nas linhas 8 e 9 para reduzir intervalos e reformar estações