Brasil

Mourão: desmatamento precisa cair de 15% a 20% ao ano para zerar até 2030

A meta foi apresentada pelo presidente Jair Bolsonaro essa semana, em uma carta enviada ao presidente norte-americano, Joe Biden

Mourão: o vice-presidente disse ainda que estão sendo feitos estudos para uma eventual manutenção das Forças Armadas em operações de vigilância na Amazônia (Bruno Batista/ VPR/Divulgação)

Mourão: o vice-presidente disse ainda que estão sendo feitos estudos para uma eventual manutenção das Forças Armadas em operações de vigilância na Amazônia (Bruno Batista/ VPR/Divulgação)

R

Reuters

Publicado em 16 de abril de 2021 às 10h17.

Coordenador do Conselho Nacional da Amazônia, o vice-presidente Hamilton Mourão afirmou nesta sexta-feira que o Brasil precisa reduzir o desmatamento entre 15% e 20% ao ano, em relação aos números registrados entre 2019 e 2020, para alcançar a meta de zerar o desmatamento ilegal até 2030.

A meta foi apresentada pelo presidente Jair Bolsonaro essa semana, em uma carta enviada ao presidente norte-americano, Joe Biden, em meio a negociações em que o governo brasileira tenta obter recursos dos Estados Unidos para apoio a medidas para reduzir o desmatamento.

Perguntado, durante entrevista à Rádio Gaúcha, sobre as pressões para demissão do ministro Ricardo Salles, que não tem boa imagem no exterior, Mourão afirmou ser o responsável pelas metas de redução de desmatamento. O vice-presidente disse ainda que discorda do ministro em alguns pontos, mas concorda que o Brasil preservou sua floresta e deve receber recursos de países que poluíram mais por isso.

Mais cedo, em conversa com jornalistas na sua chegada ao Palácio do Planalto, o vice-presidente disse ainda que estão sendo feitos estudos para uma eventual manutenção das Forças Armadas em operações de vigilância na Amazônia.

"Tem estudo para isso caso a gente sinta que precisa reforçar as ações, a gente solicita ao presidente para prorrogar", disse.

Acompanhe tudo sobre:AmazôniaDesmatamentoEstados Unidos (EUA)Governo BolsonaroHamilton MourãoJoe Biden

Mais de Brasil

Após ordem de Moraes, Anatel informa que operadoras bloquearam acesso ao Rumble no Brasil

Justiça Eleitoral condena Marçal por abuso de poder e o declara inelegível

Alexandre de Moraes determina suspensão do Rumble no Brasil

ViaMobilidade investirá R$ 1 bilhão nas linhas 8 e 9 para reduzir intervalos e reformar estações