Brasil

Motos terão freio ABS obrigatório a partir de 2016

Medida vale a partir de janeiro de 2016 e será implantada em etapas

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de dezembro de 2014 às 16h36.

São Paulo - O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) publicou resolução nesta terça-feira que torna obrigatório que as motocicletas saiam das fábricas com os sistemas antitravamento de rodas (ABS) e de frenagem combinada de rodas (CBS).

Segundo a resolução, a medida vem para aperfeiçoar e atualizar os requisitos de segurança para motocicletas, motonetas, triciclos e quadriciclos, nacionais e importados.

A medida vale a partir de 2016, mas será implantada em etapas.

Em 1º de janeiro, 10% dos veículos produzidos ou importados deverão ter os sistemas. Em janeiro de  2017, 30%; em janeiro de 2018, 60% e, por fim, em janeiro de 2019, 100% da produção nacional e dos veículos importados deverão sair da fábrica com os sistemas de frenagem. 

Para veículos com cilindrada igual ou superior a 300 cc ou elétricos com potência igual ou superior a 22kW devem ser fabricados ou importados com o sistema ABS em todas as rodas. Já os veículos com cilindrada e potência inferiores devem vir de fábrica com o sistema CBS ou com o ABS.

Os fabricantes e os importadores dos veículos deverão encaminhar ao DENATRAN, semestralmente, um relatório que demonstre o cumprimento do cronograma. 

No caso de não cumprirem as exigências nos prazos estabelecidos, os fabricantes terão seu Certificado de Adequação à Legislação de Trânsito (CAT) suspensos. 

Acompanhe tudo sobre:CBSEmpresasEmpresas americanasFreio ABSMotosVeículos

Mais de Brasil

Banco Central comunica vazamento de dados de 150 chaves Pix cadastradas na Shopee

Poluição do ar em Brasília cresceu 350 vezes durante incêndio

Bruno Reis tem 63,3% e Geraldo Júnior, 10,7%, em Salvador, aponta pesquisa Futura

Em meio a concessões e de olho em receita, CPTM vai oferecer serviços para empresas