Brasil

Motociata de Bolsonaro custou R$ 1,2 milhão aos cofres públicos de SP

Governo de São Paulo convocou 6,3 mil policiais para a segurança de Bolsonaro e controle de trânsito na capital paulista neste sábado. A operação contou também com 5 aeronaves, 10 drones e 600 viaturas

Bolsonaro em motociata em São Paulo: 6,3 mil policiais foram convocados para garantir a segurança do presidente e a fluidez no trânsito (Rodrigo Paiva/Getty Images)

Bolsonaro em motociata em São Paulo: 6,3 mil policiais foram convocados para garantir a segurança do presidente e a fluidez no trânsito (Rodrigo Paiva/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 12 de junho de 2021 às 20h06.

Última atualização em 12 de junho de 2021 às 20h08.

A Secretaria da Segurança Pública de São Paulo informou que foram gastos mais de R$ 1,2 milhão com o reforço no policiamento para a motociata com o presidente Jair Bolsonaro realizada neste sábado, 12, na capital paulista e região de Jundiaí. Policiais das três forças de segurança estaduais foram convocados para garantir a segurança do presidente e a fluidez no trânsito.

Dos mais de 6,3 mil policiais escalados, 1.433 atuaram exclusivamente nas medidas relacionadas ao deslocamento dos manifestantes ao longo dos 129 km do trajeto. Foram empregados policiais de batalhões territoriais e especializados, como Baep, Choque, Trânsito, Rodoviária e Comando de Aviação da PM, Canil, além de equipes do Corpo de Bombeiros e do Resgate.

A operação contou ainda com dedicação exclusiva de 5 aeronaves, 10 drones e aproximadamente 600 viaturas, entre motos, carros, bases comunitárias móveis e unidades especiais. Todo ato foi monitorado pelo sistema Olho de Águia, por meio de câmeras fixas móveis, motolink e bodycams.

O governo paulista autuou o presidente Bolsonaro, a deputada federal Carla Zambelli (PSL-SP), o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, o deputado Coronel Tadeu e o ministro Marcos Pontes, da Ciência e Tecnologia, por não terem usado máscara na manifestação.

O podcast EXAME Política vai ao ar todas as terças-feiras. Clique aqui para ver o canal no Spotify, ou siga em sua plataforma de áudio preferida, e não deixe de acompanhar os próximos programas.

Assine a EXAME e acesse as notícias mais importante em tempo real.

Acompanhe tudo sobre:Estado de São PauloPolícia MilitarJair BolsonaroTarcísio Gomes de FreitasRicardo Salles

Mais de Brasil

Temer diz que insistiria em telefonar a Trump para tratar de tarifaço de 50%

Lula assina acordos com a Nigéria após tarifaço de Trump e critica 'unilateralismo e protecionismo'

Direita vai se unir no 1º turno e PL terá candidato à Presidência, diz Valdemar Costa Neto

Bolsonaro deve receber visitas antes do julgamento no STF