Brasil

Moro cumpre decisão e remete ao STF investigação sobre Lula

Juiz determinou o envio ao Supremo de parte da investigação da Lava Jato que envolve o ex-presidente


	Lula: Sérgio Moro determinou remessa de todos os procedimentos investigatórios que envolvem o ex-presidente
 (Getty Images)

Lula: Sérgio Moro determinou remessa de todos os procedimentos investigatórios que envolvem o ex-presidente (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 24 de março de 2016 às 16h07.

Brasília - O juiz federal Sérgio Moro determinou o envio ao Supremo Tribunal Federal (STF) de parte da investigação da Operação Lava Jato que envolve o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, parentes e pessoas ligadas a ele.

Moro cumpriu determinação do ministro Teori Zavascki. Na última terça-feira (22), o ministro mandou suspender a apuração e cobrou explicações de Moro sobre a decisão que retirou o sigilo das interceptações envolvendo Lula e a presidenta Dilma Rousseff.

Em despacho proferido ontem (23), Moro determinou remessa de todos os procedimentos investigatórios que envolvem o ex-presidente e decidiu que o material colhido nas buscas e apreensões realizadas pela Operação Aletheia, que investiga Lula, continue armazenado na Polícia Federal para que fique à disposição da Corte.

Agora Sérgio Moro tem dez dias para responder ao pedido de informações solicitado pelo ministro Teori Zavascki. O ministro criticou Moro por ter levantado o sigilo dos grampos,  envolvendo autoridades com foro privilegiado, como a presidenta Dima Rousseff.

˜Não há como conceber, portanto, a divulgação pública das conversações do modo como se operou, especialmente daquelas que sequer têm relação com o objeto da investigação criminal. Contra essa ordenação expressa é descabida a invocação do interesse público da divulgação ou a condição de pessoas públicas dos interlocutores atingidos, como se essas autoridades, ou seus interlocutores, estivessem plenamente desprotegidas em sua intimidade e privacidade”, decidiu o ministro.

Acompanhe tudo sobre:PersonalidadesPolíticosPolíticos brasileirosPT – Partido dos TrabalhadoresPolítica no BrasilJustiçaOperação Lava JatoLuiz Inácio Lula da SilvaPolícia FederalSupremo Tribunal Federal (STF)Sergio Moro

Mais de Brasil

Após tornado, governo mobiliza reconstrução em Rio Bonito do Iguaçu

STF forma maioria para tornar réu ex-assessor de Moraes no TSE

Redação do Enem 2025 discute o envelhecimento no Brasil

"Democracias não combatem o crime violando o direito internacional", diz Lula