Brasil

Moraes determina que Bolsonaro comprove convite para posse de Trump

Ministro argumentou que o pedido da defesa só anexou uma mensagem enviada por e-mail ao deputado federal Eduardo Bolsonaro, com um remetente desconhecido e não identificado

Jair Bolsonaro: ex-presidente afirmou que estará na posse do republicano via redes sociais (Ton Molina/Bloomberg/Getty Images)

Jair Bolsonaro: ex-presidente afirmou que estará na posse do republicano via redes sociais (Ton Molina/Bloomberg/Getty Images)

Agência o Globo
Agência o Globo

Agência de notícias

Publicado em 11 de janeiro de 2025 às 10h31.

Tudo sobreDonald Trump
Saiba mais

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes determinou neste sábado que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) comprove o convite para a posse do presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, antes de analisar seu pedido de liberação do passaporte, retido pela Justiça, para participar do evento.

A posse está agendada para o próximo dia 20, em Washington (EUA).

"Diante do exposto, determino que a defesa de Jair Messias Bolsonaro apresente documento oficial, nos termos do artigo 236 do CPP, que efetivamente comprove o convite descrito em sua petição."

Moraes argumentou que o pedido da defesa de Bolsonaro só anexou uma mensagem enviada por e-mail ao deputado federal Eduardo Bolsonaro, filho do ex-presidente, com um remetente desconhecido e não identificado (“ info@t47inaugural.com info@t47inaugural.com”). Além disso, não há o horário ou a programação do evento.

Os novos amigos do presidente: as razões que uniram as big techs a Trump

O que diz Bolsonaro?

Na última quarta-feira, Bolsonaro afirmou que estará na posse de Donald Trump. Em postagem na rede social X, o antigo mandatário disse estar “muito honrado” em receber o convite e alegou ter pedido a liberação de seu passaporte ao Supremo – solicitação que já foi negada outras vezes pela Corte, onde Bolsonaro é investigado em diferentes frentes.

Além do ex-chefe do Executivo, nomes do bolsonarismo como o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) e a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro sinalizaram que também devem comparecer ao evento.

“Agradeço a meu filho, o deputado federal Eduardo Bolsonaro, pelo excelente trabalho nesta relação com a família do presidente Donald J. Trump. Meu advogado, Dr. Paulo Bueno, já encaminhou para o ministro Alexandre de Moraes pedido para eu reaver meu passaporte e assim poder atender a este honroso e importante evento histórico“, escreveu o ex-presidente na postagem.

Steve Bannon critica Musk e diz que buscará expulsá-lo da Casa Branca antes da posse de Trump
Acompanhe tudo sobre:Donald TrumpJair BolsonaroAlexandre de Moraes

Mais de Brasil

'Florianópolis é um orgulho para o Brasil e para a América', diz ministro do Turismo argentino em SC

Lula diz que Brasil vive 'uma turbulência desnecessária' causada por Trump

Em meio ao tarifaço, Eduardo Bolsonaro publica foto com secretário do Tesouro dos EUA

Governo dos EUA cancela vistos de esposa e filha de ministro Alexandre Padilha