Brasil

Moraes compartilha investigação sobre golpe com inquéritos das milícias digitais e das fake news

PF fez relações entre apurações ao apresentar relatório final sobre trama golpista

Alexandre de Moraes (Carlos Moura/SCO/STF/Flickr)

Alexandre de Moraes (Carlos Moura/SCO/STF/Flickr)

Agência o Globo
Agência o Globo

Agência de notícias

Publicado em 27 de novembro de 2024 às 13h33.

Última atualização em 27 de novembro de 2024 às 13h34.

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou nesta quarta-feira, 27, o compartilhamento da investigação sobre uma suposta tentativa de golpe de Estado com outros dois inquéritos, conhecidos como o das fake news e o das milícias digitais. Moraes também o relator dessas outras duas apurações.

Na semana passada, a PF apresentou o relatório final da investigação e indiciou o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e outras 36 pessoas. Na terça-feira, Moraes determinou o envio do caso à Procuradoria-Geral da República (PGR), que decidirá se apresenta uma denúncia.

O inquérito das fake news foi aberto em 2019, enquanto o das milícias digitais tramita desde 2021. No relatório final da investigação sobre o golpe, a PF fez referência a esses dois outros casos. O texto diz, por exemplo, que "os investigados durante todo o processo se utilizaram do modus operandi da denominada milícia digital". O documento também afirma que o inquérito das fake news aponta que "o grupo ora investigado, desde o ano de 2019, já propagava" ataque falsos contra a urna eletrônica.

Outras investigações foram abertas a partir desses dois inquéritos, como a sobre uma suposta estrutura paralela dentro da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), da suspeita de fraude em cartões de vacina e do suposto esquema de desvio de joias recebidas pela Presidência.

Acompanhe tudo sobre:Supremo Tribunal Federal (STF)Alexandre de MoraesFake news

Mais de Brasil

Movimentos de Bolsonaro contra denúncia da PGR podem congestionar definição da direita para 2026

DER não recomendava estrada escolhida por motorista do acidente entre ônibus e caminhão em SP

Como consultar nome sujo no SPC e Serasa? Veja tutorial

Perfil de Moraes no X, rede social de Elon Musk, fica indisponível