Brasil

Moradores de SP, DF e 4 estados sentem efeito de terremoto da Bolívia

Prédios foram evacuados em Brasília e em São Paulo; há relatos semelhantes em ao menos outros 4 estados, segundo ferramenta da USP

Região da Avenida Paulista, em São Paulo: relatos de prédios evacuados (Germano Lüders/Exame)

Região da Avenida Paulista, em São Paulo: relatos de prédios evacuados (Germano Lüders/Exame)

Talita Abrantes

Talita Abrantes

Publicado em 2 de abril de 2018 às 11h35.

Última atualização em 2 de abril de 2018 às 16h29.

São Paulo - Moradores de São Paulo (SP) e Brasília (DF) relatam terem sentido um tremor de terra na manhã desta segunda-feira (2). Alguns prédios foram evacuados nas duas localidades, segundo  relatos.

O tremor seria reflexo de um terremoto de magnitude 6,8 na Escala Richter que atingiu a região de Carandayti, na Bolívia, na manhã desta segunda, segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS, na sigla em inglês).

"Esse fenômeno não é incomum para sismos com essas magnitudes. Grande parte das pessoas em andares mais altos de prédios puderam sentir a vibração das ondas emitidas por este tremor que ocorreu a mais de 1500 km de distância", afirma o Centro de Sismologia da Universidade de São Paulo

Segundo o órgão, o tremor foi detectado por volta das 10h43, horário de Brasília. 

ferramenta da universidade para registro de temores mostra que há relatos de tremores registrados nos estados do Paraná, Rio Grande do Sul e Minas Gerais. De acordo com o G1, há ocorrências também no estado de Santa Catarina.

São Paulo

O uruguaio Nobil Barrera, CFO da Assist Card Internacional, que trabalha no 16º andar de um prédio na altura do número 1000 na região da Avenida Paulista, em São Paulo, afirma que sentiu uma vertigem por volta das 10h40. De acordo com ele, a sensação foi compartilhada por outras pessoas que estavam no mesmo andar.

Para EXAME, ele conta que percebeu que algo diferente estava acontecendo quando o lustre próximo a uma das janelas se moveu por cerca de 20 centímetros até bater na parede. "Foi um movimento bem forte", relata. Segundo ele, o tremor pode ter durado cerca de 5 ou 6 minutos.

Já a administradora de empresas Danielle Marques, coordenadora operacional da Regus Brasil, que trabalha no oitavo andar do mesmo prédio, não sentiu o tremor, mas conta que pessoas que estavam nos 12º e 16º andares relataram a ocorrência. O edíficio foi evacuado.

Por volta das 11h, o prédio do Ministério Público de São Paulo, que fica na Rua Riachuelo, no centro, foi esvaziado. O Corpo de Bombeiros afirma que às 11h30 recebeu uma ocorrência de abalo sísmico na Rua Cincinato Braga, 321, no centro da cidade, e também na Rua Boa Esperança, 267, na Vila Maria, na zona norte.

Brasília

Em Brasília, o Corpo de Bombeiros do Distrito Federal relatou ao Estadão que recebeu vários pedidos de avaliação da estrutura de prédios. Ao Estadão, o  professor de Sismologia do Observatório Sismológico da UnB, Lucas Vieira Barros, confirmou que o tremor foi sentido em alguns locais do Brasil

 

*Com agências de notícias

 

 

Acompanhe tudo sobre:Brasíliasao-pauloTerremotos

Mais de Brasil

Bolsonaro nega participação em trama golpista e admite possibilidade de ser preso a qualquer momento

Haddad: pacote de medidas de corte de gastos está pronto e será divulgado nesta semana

Dino determina que cemitérios cobrem valores anteriores à privatização

STF forma maioria para permitir símbolos religiosos em prédios públicos