Brasil

Moradias populares serão construídas em área de reintegração

A área, no Jardim Iguatemi, onde ontem de manhã ocorreu uma tentativa de reintegração de posse, será desapropriada para a construção de moradias populares


	Policias tentam fazer reintegração territorial na zona leste de SP, no Jardim Iguatemi: de acordo com a Cohab, as famílias serão cadastradas nos próximos dias, enquanto ocorre o processo de desapropriação do terreno.
 (Marcelo Camargo/ABr)

Policias tentam fazer reintegração territorial na zona leste de SP, no Jardim Iguatemi: de acordo com a Cohab, as famílias serão cadastradas nos próximos dias, enquanto ocorre o processo de desapropriação do terreno. (Marcelo Camargo/ABr)

DR

Da Redação

Publicado em 27 de março de 2013 às 13h17.

São Paulo – A área de 132 mil metros quadrados na Rua Bento Guelfi, no Jardim Iguatemi, zona leste da capital paulista, onde vivem 750 famílias, vai ser desapropriada judicialmente ou adquirida pela Companhia Metropolitana de Habitação de São Paulo (Cohab) para a construção de moradias populares.

Ontem (26) de manhã ocorreu no local uma tentativa de reintegração de posse e houve confronto entre a Tropa de Choque da Polícia Militar (PM) e os moradores. Os PMs usaram bombas de efeito moral, gás lacrimogênio e balas de borracha para dispersar os manifestantes. No início da tarde, a ação foi suspensa pela Justiça.

O decreto que torna o terreno área de interesse social foi publicado hoje (27) no Diário Oficial do Município. De acordo com a Cohab, as famílias serão cadastradas nos próximos dias pela prefeitura, enquanto ocorre o processo de desapropriação do terreno, para que novos moradores não ocupem o local. Durante todo o processo, essas famílias poderão permanecer no terreno.

Segundo a companhia, será elaborado um projeto habitacional, em conjunto com representantes dos moradores. A Cohab informa que na área, provavelmente, serão construídos prédios e as famílias vão ser retiradas quando começarem as obras. Durante a construção das moradias, elas receberão auxílio-aluguel.

Acompanhe tudo sobre:cidades-brasileirasHabitação no BrasilMetrópoles globaissao-paulo

Mais de Brasil

Chuvas intensas se concentram em pequenas regiões, mas alertas avançam no Sul; veja a previsão

STF analisa hoje ações que criam regras para responsabilizar redes sociais por conteúdos; entenda

Custo Brasil pode ser reduzido em R$ 530 bilhões até 2035 com avanço de seis agendas estratégicas

PF: Plano para matar Moraes foi cancelado após recusa do exército em apoiar golpe