Brasil

Modelo elétrico nasceu no pós-racionamento, diz Zimmermann

Segundo o secretário-executivo do Ministério de Minas e Energia, há uma série de uma ajustes para garantir a segurança do fornecimento de eletricidade


	Márcio Zimmermann: "podemos afirmar tranquilamente que o Brasil está em equilíbrio estrutural na oferta de energia", afirmou
 (Wilson Dias/ABr)

Márcio Zimmermann: "podemos afirmar tranquilamente que o Brasil está em equilíbrio estrutural na oferta de energia", afirmou (Wilson Dias/ABr)

DR

Da Redação

Publicado em 12 de março de 2014 às 10h27.

Brasília - O secretário-executivo do Ministério de Minas e Energia, Márcio Zimmermann, disse nessa quarta-feira, 12, que o atual modelo elétrico nasceu no pós-racionamento e, portanto, com série de uma ajustes para garantir a segurança do fornecimento de eletricidade.

"Podemos afirmar tranquilamente que o Brasil está em equilíbrio estrutural na oferta de energia", afirmou durante audiência pública na Comissão de Infraestrutura do Senado.

O secretário disse que não é mais possível se expandir muito o parque hidrelétrico porque os requisitos socioambientais da sociedade cresceram - na fronteira amazônica, por exemplo, não se podem construir grandes reservatórios para usinas -, por isso parque térmico vem crescendo.

"Temos hoje um modelo hidrotérmico e as térmicas são contratadas para serem usadas quando necessário. No nosso modelo é normal acionar as térmicas de forma integrada, completou.

Zimmermann disse ainda que o ministério está olhando de perto crise energética deste início de ano, mas destacou setor continua atraindo investimentos privados, tanto nacionais como internacionais.

Acompanhe tudo sobre:EletricidadeEnergiaEnergia elétricaMinistério de Minas e EnergiaServiços

Mais de Brasil

Explosões em Brasília são investigadas como ato terrorista, diz PF

Sessão de hoje do STF será mantida mesmo após tentativa de atentado

Moraes diz que tentativa de atentado em Brasília não é um fato isolado

Moraes autoriza buscas em endereços associados a homem morto em tentativa de atentado