Brasil

MME debate MP para tratar sobre reajustes das tarifas de energia acima da média, diz Randolfe

Sem detalhar o conteúdo da proposta, Randolfe afirmou que a MP já estava sendo discutida no MME há algum tempo por diferentes razões

O tema está no radar do senador, que não descarta acionar a Justiça a depender do aumento aprovado pela agência (Geraldo Magela/Agência Senado/Flickr)

O tema está no radar do senador, que não descarta acionar a Justiça a depender do aumento aprovado pela agência (Geraldo Magela/Agência Senado/Flickr)

Estadão Conteúdo
Estadão Conteúdo

Agência de notícias

Publicado em 5 de outubro de 2023 às 11h21.

O líder do governo no Congresso, senador Randolfe Rodrigues (sem partido-AP), afirmou que o Ministério de Minas e Energia (MME) debate uma Medida Provisória para tratar dos reajustes nas tarifas de energia elétrica acima da média que, segundo o parlamentar, tem sobrecarregado em especial os Estados da região amazônica.

Os senadores aguardam um retorno do ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, sobre a proposta legislativa. "É uma MP que está sendo debatida não só com a bancada amapaense, para dialogar sobre os reajustes das tarifas de energia elétrica acima da média. Ele ministro Alexandre Silveira prometeu dar um retorno para a bancada amapaense para debater esse texto."

Pauta discutida no Ministério

Sem detalhar o conteúdo da proposta, Randolfe afirmou que a MP já estava sendo discutida no MME há algum tempo por diferentes razões.

Contudo, Silveira sinalizou que só iria apresentar um retorno aos parlamentares após consultar a Casa Civil e o próprio presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva. "Tem uns 10, 15 dias, ainda está no curso do prazo", afirmou.

No mês passado, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) propôs um reajuste médio extraordinário de 44,41% nas tarifas do Amapá. O porcentual definitivo, contudo, só será estabelecido após análise de contribuições recebidas durante Consulta Pública.

O tema está no radar do senador, que não descarta acionar a Justiça a depender do aumento aprovado pela agência.

Acompanhe tudo sobre:Ministério de Minas e EnergiaTarifasEnergiaContas

Mais de Brasil

Hugo Motta diz que Câmara vota IR na quarta mesmo sem acordo sobre anistia

Governo prevê repasse para universidades e agências federais 53% menor em 2026 do que em 2014

Ibama aprova simulação da Petrobras na Margem Equatorial, último passo para licença de exploração

Lula diz que reunião com Trump ocorrerá 'o mais rápido possível e vai correr bem'