Brasil

MME: Congresso receberá marco da mineração em 2010

A ideia da nova regulação é modernizar a legislação do setor de mineração, cujo atual código é da década de 1960

O ministro de Minas e Energia, Márcio Zimmermann: novas regulações para o setor de mineração (.)

O ministro de Minas e Energia, Márcio Zimmermann: novas regulações para o setor de mineração (.)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h47.

Brasília - O ministro de Minas e Energia, Márcio Zimmermann, afirmou hoje que o governo federal deve encaminhar ainda este ano ao Congresso Nacional o projeto de lei que estabelece o novo marco regulatório do setor de mineração. "A última informação que tivemos é que o texto está praticamente concluído na Casa Civil" afirmou o ministro, que participou de evento em São Paulo.

Segundo o titular do Ministério de Minas e Energia (MME), os principais objetivos do novo marco são modernizar a legislação do setor de mineração, cujo atual código é da década de 1960, e devolver ao Estado brasileiro a capacidade de promover políticas para o segmento. Entre as novidades previstas estão a criação de uma agência reguladora de mineração e de um conselho nacional de política de mineração.

Com isso, o governo federal tenta trazer para o setor o modelo que já é aplicado na área de energia. "O novo marco também estabelece regras mais claras sobre as concessões e fixa penalidades para os empreendedores que não exploram suas concessões", afirmou Zimmermann. De acordo com o ministro, não é mais possível que uma concessão de mineração seja eterna. "Vai ser como no setor de petróleo: se o investidor não investe na concessão, ela é devolvida", disse.

O ministro também revelou que o novo marco prevê a realização de processos de licitação para áreas especiais (com grande potencial), algo que não existe hoje. "O texto do projeto de lei já está redondo. O presidente Lula quer que ele vá para o Congresso o mais rápido possível", acrescentou.

Leia mais notícias sobre o setor de mineração

Siga as notícias do site EXAME sobre Economia no Twitter

Acompanhe tudo sobre:América LatinaDados de BrasilIndústriaMineraçãoRegulamentação

Mais de Brasil

O que abre e o que fecha em SP no feriado de 15 de novembro

Zema propõe privatizações da Cemig e Copasa e deve enfrentar resistência

Lula discute atentado com ministros; governo vê conexão com episódios iniciados na campanha de 2022

Justiça absolve Samarco, Vale e BHP pelo rompimento de Barragem em Mariana