Brasil

MME: Congresso receberá marco da mineração em 2010

A ideia da nova regulação é modernizar a legislação do setor de mineração, cujo atual código é da década de 1960

O ministro de Minas e Energia, Márcio Zimmermann: novas regulações para o setor de mineração (.)

O ministro de Minas e Energia, Márcio Zimmermann: novas regulações para o setor de mineração (.)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h47.

Brasília - O ministro de Minas e Energia, Márcio Zimmermann, afirmou hoje que o governo federal deve encaminhar ainda este ano ao Congresso Nacional o projeto de lei que estabelece o novo marco regulatório do setor de mineração. "A última informação que tivemos é que o texto está praticamente concluído na Casa Civil" afirmou o ministro, que participou de evento em São Paulo.

Segundo o titular do Ministério de Minas e Energia (MME), os principais objetivos do novo marco são modernizar a legislação do setor de mineração, cujo atual código é da década de 1960, e devolver ao Estado brasileiro a capacidade de promover políticas para o segmento. Entre as novidades previstas estão a criação de uma agência reguladora de mineração e de um conselho nacional de política de mineração.

Com isso, o governo federal tenta trazer para o setor o modelo que já é aplicado na área de energia. "O novo marco também estabelece regras mais claras sobre as concessões e fixa penalidades para os empreendedores que não exploram suas concessões", afirmou Zimmermann. De acordo com o ministro, não é mais possível que uma concessão de mineração seja eterna. "Vai ser como no setor de petróleo: se o investidor não investe na concessão, ela é devolvida", disse.

O ministro também revelou que o novo marco prevê a realização de processos de licitação para áreas especiais (com grande potencial), algo que não existe hoje. "O texto do projeto de lei já está redondo. O presidente Lula quer que ele vá para o Congresso o mais rápido possível", acrescentou.

Leia mais notícias sobre o setor de mineração

Siga as notícias do site EXAME sobre Economia no Twitter

Acompanhe tudo sobre:América LatinaDados de BrasilIndústriaMineraçãoRegulamentação

Mais de Brasil

Acidente com ônibus escolar deixa 23 mortos em Alagoas

Dino determina que Prefeitura de SP cobre serviço funerário com valores de antes da privatização

Incêndio atinge trem da Linha 9-Esmeralda neste domingo; veja vídeo

Ações isoladas ganham gravidade em contexto de plano de golpe, afirma professor da USP