Brasil

Miriam: mercado interno e investimentos puxarão PIB

Ministra disse que a produção será impulsionada por dois fatores: mercado interno, puxado pelo aumento do poder de compra da população, e pelos investimentos

Miriam salientou que isso ocorreu acompanhado de expansão na renda e no emprego, o que é bom para as pessoas (Fabio Rodrigues Pozzebom/AGÊNCIA BRASIL)

Miriam salientou que isso ocorreu acompanhado de expansão na renda e no emprego, o que é bom para as pessoas (Fabio Rodrigues Pozzebom/AGÊNCIA BRASIL)

DR

Da Redação

Publicado em 3 de março de 2011 às 14h41.

São Paulo - A ministra do Planejamento, Miriam Belchior, classificou de "espetacular" o resultado do PIB de 2010 divulgado hoje pelo IBGE. A economia brasileira cresceu 7,5% no ano passado, de acordo com o IBGE. Em entrevista à Agência Estado, Miriam salientou que isso ocorreu acompanhado de expansão na renda e no emprego, o que é bom para as pessoas. Segundo ela, o crescimento do País ocorre com alta nos investimentos públicos e privados e também por conta do consumo das famílias, que tem sido impulsionado pelo aumento do emprego e pelos programas de transferência de renda.

Em relação ao resultado do PIB no quarto trimestre de 2010, a ministra disse que houve uma acomodação no ritmo de crescimento, mas salientou que espera que em 2011 a economia tenha uma expansão próxima de 5%. "É possível chegar perto de 5% de crescimento", disse Miriam, destacando que houve uma acomodação no processo de ajuste de estoques e que será necessário uma recomposição, o que vai ajudar a manter a demanda aquecida.

Para a ministra, o desempenho do PIB em 2011 será impulsionada por dois fatores: mercado interno, puxado pelo aumento do poder de compra da população, e pelos investimentos. Miriam salientou que o governo está fazendo ajuste fiscal, cortando despesas de custeio e mantendo o crescimento dos investimentos. Para ela, o setor privado também vai continuar investindo, o que deverá ajudar no crescimento econômico. Ela informou que com o resultado do PIB no quarto trimestre do ano passado, a economia brasileira já tem garantido um crescimento de 1,2% este ano.

A ministra disse não estar preocupada com a situação mostrada no quarto trimestre de 2010 de certa aceleração no consumo e desaceleração no ritmo de alta do investimento. "É um processo de acomodação da economia em outro patamar. Nada que seja preocupante", afirmou Miriam.

Acompanhe tudo sobre:ConsumoIndicadores econômicosMinistério do PlanejamentoPIB

Mais de Brasil

'Tentativa de qualquer atentado contra Estado de Direito já é crime consumado', diz Gilmar Mendes

Entenda o que é indiciamento, como o feito contra Bolsonaro e aliados

Moraes decide manter delação de Mauro Cid após depoimento no STF

Imprensa internacional repercute indiciamento de Bolsonaro e aliados por tentativa de golpe