Brasil

Ministros e Justiça lamentam morte de Eduardo Campos

Ministro José Eduardo Cardozo afirmou que recebeu a notícia do falecimento de Eduardo Campos (PSB) com profundo pesar

Funcionários da Aeronáutica retiram partes do avião que caiu em Santos, que matou Eduardo Campos (Paulo Whitaker/Reuters)

Funcionários da Aeronáutica retiram partes do avião que caiu em Santos, que matou Eduardo Campos (Paulo Whitaker/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 13 de agosto de 2014 às 20h25.

Brasília - O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, afirmou nesta quarta-feira, 13, por meio de nota, que recebeu a notícia do falecimento de Eduardo Campos (PSB) com profundo pesar.

"O Brasil perde hoje um homem público dedicado, defensor intransigente da democracia e de uma sociedade mais justa e fraterna. Neste momento de dor, transmito meus sentimentos aos familiares de Eduardo Campos e de todas as vítimas dessa tragédia", afirma Cardozo.

O ministro da Casa Civil, Aloizio Mercadante, relembrou parte da trajetória política de Campos junto com ele no Congresso e na equipe ministerial do governo do PT na Presidência.

"Hoje estávamos em palanques distintos, mas isso não diminui nem a importância dele nem a amizade nem o reconhecimento", afirmou Mercadante.

STJ

O presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministro Felix Fischer, divulgou nota de pesar pela morte do candidato. O ministro classificou a morte do político, que ocorreu nesta quarta-feira em acidente de avião, como acontecimento trágico.

"Em seu próprio nome e em nome do Tribunal, manifesta, com sentimentos de pesar, condolências à família enlutada", escreveu o ministro em nota.

Bahia

A candidata ao governo da Bahia pelo PSB, senadora Lídice da Mata, falou no da final da tarde desta quarta-feira, em Salvador, e afirmou desconhecer os rumos que a chapa tomará na corrida presidencial. , mas, por hora, para discutir sobre o funeral e outras questões.

Ao lado da candidata ao Senado, Eliana Calmon, Lídice limitou-se a comentar a nota oficial distribuída pelo diretório estadual da legenda sobre o acidente.

"Quero dizer que o PSB da Bahia envia solidariedade à toda a família de Eduardo: sua mãe, Ana Arraes; à esposa, Renata Campos, e seus cinco filhos. Nós todos estamos muito emocionados. Eduardo esteve conosco sete dias atrás e estava muito animado. Ele nos trouxe muita alegria e confiança", disse a candidata.

Devido ao ocorrido, o partido suspendeu todos os compromissos de campanha da coligação, no Estado.

"Nosso líder, nosso presidente, deixa para cada socialista, e também para todo o povo brasileiro, um legado de coragem, lucidez e competência, que se confundem com a forma amorosa com que se relacionava com o Brasil", acrescentou.

Ela leu ainda uma frase dita por Campos ao encerrar a entrevista concedida ao Jornal Nacional, da Rede Globona noite da terça: "Não vamos desistir do Brasil".

Mais cedo, o governador Jaques Wagner se disse extremamente consternado com a trágica morte do ex-governador de Pernambuco e decretou luto oficial por três dias.

"Ele merece a mais elevada homenagem de todos os brasileiros. Eu, pessoalmente, perco um grande amigo. Construímos laços de profundo carinho, respeito e admiração. Em nosso último encontro, no enterro do escritor Ariano Suassuna, pude abraçá-lo. Em meu nome, em nome de minha esposa Fátima e de todas as baianas e baianos, a nossa homenagem a esse exemplo de ser humano e homem público", disse o governador.

Wagner estava em Brasília, no momento em que aconteceu o acidente, participando, na companhia da mãe de Campos, Ana Arraes, da cerimônia de posse do novo presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), Bruno Dantas.

Também o prefeito de Salvador, ACM Neto, lamentou o fato e lembrou que o Brasil está de luto.

"A política, o Brasil e o Nordeste perderam um dos seus representantes mais qualificados. Como deputado, governador e ministro, Eduardo Campos sempre trabalhou pelo desenvolvimento do Brasil", afirmou o prefeito, que foi colega do ex-governador na Câmara.

Tocantins

O sentimento de dor e consternação também atingiu o Tocantins. O governador Sandoval Cardoso (SD) decretou luto oficial de três dias e emitiu nota de pesar.

Diversas outras autoridades e candidatos, como o ex-governador Marcelo Miranda (PMDB) e o senador Ataídes Oliveira (Pros), que concorrem com Cardoso ao Palácio Araguaia, também manifestaram o seu pesar.

"Grande líder nacional e expoente da renovação política no País, Campos deixa enorme lacuna, pois aliava seu preparo intelectual, sua capacidade de oratória, com um também perfil realizador, e principalmente, com grande carisma popular, que o faz admirado por populares em Pernambuco e em todo o País", afirmou o governador. Desejou, também, que familiares, amigos e colaboradores encontrem conforto em Deus e tenham forças "para seguir adiante e continuar levando para o Brasil suas ideias e seus propósitos de construir um País melhor".

Acompanhe tudo sobre:acidentes-de-aviaoEduardo CamposGovernadoresMortesPartidos políticosPolítica no BrasilPolíticosPolíticos brasileirosPSB – Partido Socialista Brasileiro

Mais de Brasil

Lula anuncia pagamento do Pé-de-Meia e gratuidade dos 41 remédios do Farmácia Popular

Denúncia da PGR contra Bolsonaro apresenta ‘aparente articulação para golpe de Estado’, diz Barroso

Mudança em lei de concessões está próxima de ser fechada com o Congresso, diz Haddad

Governo de São Paulo inicia extinção da EMTU