Brasil

Ministro lança programa para fortalecer turismo no Rio

Proposta objetiva a criação de uma agenda estratégica integrada para promoção turística dos municípios fluminenses


	Búzios, no Rio de Janeiro: programa fortalece a estruturação de destinos turísticos
 (Wikimedia Commons / Mario Roberto Duran Ortiz)

Búzios, no Rio de Janeiro: programa fortalece a estruturação de destinos turísticos (Wikimedia Commons / Mario Roberto Duran Ortiz)

DR

Da Redação

Publicado em 19 de setembro de 2014 às 15h47.

Rio de Janeiro - O ministro do Turismo, Vinicius Lages, lançou hoje (19), em Armação dos Búzios, Região dos Lagos do estado do Rio de Janeiro, o programa Lidera Rio Turismo. Resultado de parceria entre o Ministério do Turismo e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) nacional e regional, a proposta objetiva a criação de uma agenda estratégica integrada para promoção turística dos municípios fluminenses.

Segundo o ministro, o programa fortalece a estruturação de destinos turísticos. Eles são formados pelo conjunto de serviços, equipamentos, hotéis, bares, restaurantes e tudo que compõe o território para onde as pessoas se deslocam. "Em conjunto com lideranças municipais, o Lidera Rio Turismo trabalha para construir essa agenda de promoção do turismo e de qualificação, inclusive da sinalização turística, disse Lages.

Vinicius Lages adiantou que o ministério avalia a oportunidade de nacionalizar o programa, já que “outros destinos brasileiros se beneficiariam muito de um projeto que fortalece a capacidade de liderança pública e privada do turismo e, sobretudo, a construção de agendas integradas para o setor”. Conforme explicou, esse é um desafio para o Brasil, porque nem sempre um prefeito colabora com outro. "Ao criar uma base de convergência, o programa ajuda a superar o distanciamento entre gestores municipais. Com isso, ganha o turismo, o cidadão e, principalmente, o turista”, avaliou o ministro.

Diretor-superintendente do Sebrae/RJ, Cezar Vasquez informou que o programa envolve a realização de oficinas, tutoria para prefeituras, consultoria para análise ambiental, missão técnica e seminário internacional.

O secretário estadual de Turismo do Rio de Janeiro, Claudio Magnavita, disse à Agência Brasil que as oficinas têm três ramais. O primeiro deles é a visão sistêmica, que mostrará os ganhos que a atuação conjunta pode trazer para os municípios. No campo da inovação, será dado incentivo aos empresários para atuarem em conjunto com o poder público, estimulando a utilização de novos acessos de comunicação na área de informática e de instrumentos de busca e pesquisa, por exemplo. Será estabelecido também um relacionamento diferenciado na questão da capacitação e formação de mão de obra, inclusive de gestores.

Para o secretário estadual de Turismo, Claudio Magnavita, a iniciativa do Ministério do Turismo, com apoio da Secretaria de Estado de Turismo, valorizará uma ação municipalista. “Temos de fortalecer os municípios e a gestão pública do turismo nas cidades, independentemente do posicionamento partidário ou de agenda conflitante entre os municípios”, observou o secretário.

O lançamento do piloto do programa será em outubro, com curso para 25 gestores públicos e líderes empresariais de Cabo Frio, Arraial do Cabo, Armação dos Búzios e São Pedro da Aldeia. Entre março e outubro de 2015, o Lidera Rio Turismo será estendido às demais regiões fluminenses, entre elas a Costa Verde, a região serrana e o Vale do Café.

Acompanhe tudo sobre:cidades-brasileirasMetrópoles globaisMinistério do TurismoRio de JaneiroTurismo

Mais de Brasil

INSS recebe 1,84 milhão de pedidos de devolução de descontos em uma semana

Marina Silva diz ter 'total discordância' com propostas que flexibilizam regras ambientais

Senador petista diz que 'não cogita' retirar apoio à CPI do INSS: 'Consciência muito tranquila'

Alcolumbre confirma sessão do Congresso e leitura de requerimento para instalação da CPI do INSS