Brasil

Ministro do Trabalho defende contratar médicos estrangeiros

“Nós somos favoráveis, na medida em que o povo nas ruas [manifestações] pediu mais saúde, mais educação, mais serviço público de qualidade”, disse Manoel Dias


	O ministro Manoel Dias: em relação a possíveis ações do Ministério Público do Trabalho questionando contratações, ministro declarou que é direito que órgão tem
 (Valter Campanato/ABr)

O ministro Manoel Dias: em relação a possíveis ações do Ministério Público do Trabalho questionando contratações, ministro declarou que é direito que órgão tem (Valter Campanato/ABr)

DR

Da Redação

Publicado em 23 de agosto de 2013 às 20h18.

Brasília - O ministro do Trabalho, Manoel Dias, defendeu hoje (23) a contratação de médicos estrangeiros para trabalharem no Brasil, nas regiões pobres onde há carência desses profissionais.

“Nós somos favoráveis, na medida em que o povo nas ruas [manifestações] pediu mais saúde, mais educação, mais serviço público de qualidade”, disse. “Não tendo médico brasileiro, é evidente que temos que buscar outros médicos, que venham para cá ajudar o governo e o país. Isso é fundamental à saúde”, completou.

Perguntado se o Ministério do Trabalho está observando as condições trabalhistas desses médicos, o ministro disse que o governo brasileiro firmou um acordo com a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), que vai fazer a intermediação na contratação desses profissionais.

“O Ministério das Relações Exteriores (MRE) vai respeitar acordos, o direito internacional. Temos certeza que isso vai acontecer”, explicou.

Em relação a possíveis ações do Ministério Público (MP) do Trabalho questionando as contratações, o ministro Manoel Dias declarou que é um direito que o órgão tem. “É um dever que faz o MP Trabalho zelar pela qualidade dos trabalhadores, mas nós que somos do governo, entendemos que ele tomou as medidas necessárias e precaução. O MRE é quem cuida dessa tarefa: fazer contratos respeitando o direito internacional”, disse.

O ministro compareceu hoje à Câmara para participar da abertura do 5º Congresso Nacional do PDT. O evento que vai até amanhã (24) debaterá temas como educação, saúde e seguridade social, economia, infraestrutura urbana e rural, trabalho, emprego e renda, segurança pública, direitos humanos e cidadania, entre outros.

Acompanhe tudo sobre:Mais MédicosMédicosMinistério do TrabalhoSaúde no BrasilSUS

Mais de Brasil

Bolsonaro nega participação em trama golpista e admite possibilidade de ser preso a qualquer momento

Haddad: pacote de medidas de corte de gastos está pronto e será divulgado nesta semana

Dino determina que cemitérios cobrem valores anteriores à privatização

STF forma maioria para permitir símbolos religiosos em prédios públicos