Brasil

Ministro do STF determina multa de R$ 141 milhões a transportadoras

O ministro Alexandre de Moraes atendeu a um pedido feito pela Advocacia-Geral da União (AGU)

Greve: ministro do STF entendeu que o movimento dos caminhoneiros abusou de seus direitos constitucionais (Ricardo Moraes/Reuters)

Greve: ministro do STF entendeu que o movimento dos caminhoneiros abusou de seus direitos constitucionais (Ricardo Moraes/Reuters)

AB

Agência Brasil

Publicado em 30 de maio de 2018 às 18h49.

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes determinou hoje (30) que 96 transportadoras paguem, em 15 dias, R$ 141 milhões em multas pelo descumprimento da liminar que determinava o desbloqueio imediato das rodovias. O ministro atendeu a um pedido feito pela Advocacia-Geral da União (AGU).

Na semana passada, em outra decisão sobre a paralisação de caminhoneiros, Moraes autorizou o desbloqueio, com uso de força policial, das rodovias do país, paralisadas pelo movimento nacional de caminhoneiros desde o dia 21 de maio.

Na ocasião, o ministro do STF entendeu que o movimento dos caminhoneiros abusou de seus direitos constitucionais e provocou "efeito desproporcional e intolerável" no país.

"O quadro fático revela com nitidez um cenário em que o abuso no exercício dos direitos constitucionais de reunião e greve acarretou um efeito desproporcional e intolerável sobre todo o restante da sociedade, que depende do pleno funcionamento das cadeias de distribuição de produtos e serviços para a manutenção dos aspectos mais essenciais e básicos da vida social", afirmou o ministro.

Acompanhe tudo sobre:CaminhoneirosGrevesProtestosSupremo Tribunal Federal (STF)

Mais de Brasil

Maioria da população está pessimista com o futuro do Brasil, diz pesquisa Gerp

Bolsonaro espera que Trump ajude a reverter sua inelegibilidade

Falta de articulação e gestão desafiam sucesso da política industrial, dizem investidores

Lewandowski cria comitê para monitorar uso da força: 'É algo a favor dos policiais'