Brasil

Ministro do STF determina multa de R$ 141 milhões a transportadoras

O ministro Alexandre de Moraes atendeu a um pedido feito pela Advocacia-Geral da União (AGU)

Greve: ministro do STF entendeu que o movimento dos caminhoneiros abusou de seus direitos constitucionais (Ricardo Moraes/Reuters)

Greve: ministro do STF entendeu que o movimento dos caminhoneiros abusou de seus direitos constitucionais (Ricardo Moraes/Reuters)

AB

Agência Brasil

Publicado em 30 de maio de 2018 às 18h49.

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes determinou hoje (30) que 96 transportadoras paguem, em 15 dias, R$ 141 milhões em multas pelo descumprimento da liminar que determinava o desbloqueio imediato das rodovias. O ministro atendeu a um pedido feito pela Advocacia-Geral da União (AGU).

Na semana passada, em outra decisão sobre a paralisação de caminhoneiros, Moraes autorizou o desbloqueio, com uso de força policial, das rodovias do país, paralisadas pelo movimento nacional de caminhoneiros desde o dia 21 de maio.

Na ocasião, o ministro do STF entendeu que o movimento dos caminhoneiros abusou de seus direitos constitucionais e provocou "efeito desproporcional e intolerável" no país.

"O quadro fático revela com nitidez um cenário em que o abuso no exercício dos direitos constitucionais de reunião e greve acarretou um efeito desproporcional e intolerável sobre todo o restante da sociedade, que depende do pleno funcionamento das cadeias de distribuição de produtos e serviços para a manutenção dos aspectos mais essenciais e básicos da vida social", afirmou o ministro.

Acompanhe tudo sobre:CaminhoneirosGrevesProtestosSupremo Tribunal Federal (STF)

Mais de Brasil

Licença-paternidade deveria ser de ao menos 30 dias, diz entidade

Lula diz que Brasil busca diálogo sobre tarifaço, mas não aceitará imposições de Trump

Senado anuncia grupo que vai aos EUA tentar acordo bilateral contra tarifaço de Trump