Brasil

Ministro da Secretaria-Geral é o oitavo a testar positivo para covid-19

Jorge Oliveira disse que apresentou sintomas leves e que fará isolamento social. Na segunda-feira, o ministro Braga Netto também disse que está com a doença

Jorge Oliveira ao lado do presidente Jair Bolsonaro (Marcos Corrêa/PR/Divulgação)

Jorge Oliveira ao lado do presidente Jair Bolsonaro (Marcos Corrêa/PR/Divulgação)

CC

Clara Cerioni

Publicado em 4 de agosto de 2020 às 18h24.

Última atualização em 4 de agosto de 2020 às 18h51.

O ministro da Secretaria-Geral, Jorge Oliveira, disse que está com covid-19. Ele confirmou que testou positivo para a doença, nesta terça-feira, 4, numa publicação em sua página pessoal em uma rede social. 

Na agenda do ministro desta terça-feira tinha uma reunião, no fim da tarde, com o presidente Jair Bolsonaro, que já teve a doença. 

Oliveira é o oitavo ministro a ser diagnosticado com o coronavírus. No alto escalão do governo já foram contaminados pela covid-19 Onyx Lorenzoni, do Ministério da Cidadania, Augusto Heleno, do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), e Bento Albuquerque, de Minas e Energia. Ambos foram infectados na comitiva de Bolsonaro aos Estados Unidos, em março deste ano.

Milton Ribeiro, da Educação, e Wagner Rosário, Controladoria-Geral da União, também tiveram a doença.

O ministro-chefe da Casa Civil, Braga Netto, testou positivo na segunda-feira, 3. De acordo com uma nota oficial enviada à imprensa, ele está assintomático e passa bem.

Na semana passada, a primeira-dama Michelle Bolsonaro e o ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marcos Pontes também testaram positivo para o coronavírus.

Covid-19 no Poder Executivo

Desde o primeiro registro da doença no Planalto, em março, houve um aumento significativo nos casos confirmados do novo coronavírus na sede do Executivo. Os números passaram de 35 casos em maio deste ano para 108 no início de julho. Depois, em 10 de julho, foram registrados 128 casos e, no dia 31, o número passou para 178. Em um mês, foram 70 novos casos, mais de duas contaminações por dia.

A Secretaria-Geral da Presidência afirmou que, até o dia 31 de julho, do total de quase 3.400 servidores da Presidência da República, existiam 31 servidores em tratamento por casos positivos de covid-19. A pasta calcula que 147 servidores estão recuperados.

A Secretaria-Geral disse, ainda, que mais de 50% dos servidores estão em trabalho remoto ou em escala de revezamento. "A Presidência da República busca continuamente manter o ambiente de trabalho o mais seguro possível e não hesitará em adotar procedimentos complementares, caso necessário", diz o texto.

(Com Estadão Conteúdo)

Acompanhe tudo sobre:CoronavírusJair Bolsonaro

Mais de Brasil

Bolsonaro espera que Trump ajude a reverter sua inelegibilidade

Falta de articulação e gestão desafiam sucesso da política industrial, dizem investidores

Lewandowski cria comitê para monitorar uso da força: 'É algo a favor dos policiais'

Exclusivo: Reforma ministerial começará por pasta do PCdoB e PSD deve ficar com Ciência e Tecnologia