Brasil

Ministro da Saúde alerta para aumento de casos da covid-19 no interior

Dados deste domingo mostram que Brasil tem 22.666 óbitos pela covid e 363.211 casos acumulados

Eduardo Pazuello: "Temos o impacto das capitais e regiões metropolitanas. Esse impacto vai passar. E vamos ver espraiamento disso de alguma forma ao interior" (José Dias/PR/Flickr)

Eduardo Pazuello: "Temos o impacto das capitais e regiões metropolitanas. Esse impacto vai passar. E vamos ver espraiamento disso de alguma forma ao interior" (José Dias/PR/Flickr)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 25 de maio de 2020 às 14h25.

O ministro interino da Saúde, Eduardo Pazuello, alertou nesta segunda-feira, 25, para nova etapa do avanço da covid-19 no Brasil, com aumento de casos em cidades do interior. "Temos o impacto das capitais e regiões metropolitanas. Esse impacto vai passar. E vamos ver espraiamento disso de alguma forma ao interior", afirmou Pazuello em videoconferência de celebração dos 120 anos da Fiocruz.

Pazuello declarou que é preciso estar preparado para o avanço da doença, preparando estruturas de cidades maiores para receber pacientes dos pequenos municípios. Para ele, capitais já mostram queda de casos. "Mas não podemos esquecer que vem ainda o impacto no interior. A gente tem de estar preparado para isso."

O ministro já havia demonstrado preocupação sobre o impacto da doença em cidades do interior na semana passada, durante reunião com conselhos de secretários estaduais e municipais de saúde.

Segundo dados de domingo, 24, do Ministério da Saúde o Brasil tem 22.666 óbitos pela covid e 363.211 casos acumulados. Destes, 149.911 pacientes já se recuperaram.

As infecções fora da capital preocupam o governo de São Paulo, por exemplo. A covid-19 chegou na sexta-feira passada a 500 municípios paulistas (que tem 645 cidades), e a taxa de crescimento no interior é quase quatro vezes maior do que na capital.

Na videoconferência sobre o aniversário da Fiocruz, Pazuello falou por menos de 5 minutos.

No domingo, 24, o ministro interino esteve em manifestação pró-governo ao lado do presidente Jair Bolsonaro.

O mandatário novamente estimulou aglomerações, contrariando recomendações de autoridades de saúde sobre o distanciamento social.

Acompanhe tudo sobre:BrasilCoronavírusGoverno BolsonaroMinistério da Saúde

Mais de Brasil

Advogado de Cid diz que Bolsonaro sabia de plano de matar Lula e Moraes, mas recua

STF forma maioria para manter prisão de Robinho

Reforma Tributária: pedido de benefícios é normal, mas PEC vetou novos setores, diz Eurico Santi