Brasil

Cardozo decide deixar o Ministério da Justiça

Cardozo se diz injustiçado com o posicionamento do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do PT sobre a atuação da Polícia Federal


	Ministro da Justiça: Cardozo se diz injustiçado com o posicionamento do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do PT sobre a atuação da PF
 (Valter Campanato/Agência Brasil)

Ministro da Justiça: Cardozo se diz injustiçado com o posicionamento do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do PT sobre a atuação da PF (Valter Campanato/Agência Brasil)

DR

Da Redação

Publicado em 29 de fevereiro de 2016 às 08h22.

São Paulo - O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, vai entregar o cargo à presidente Dilma Rousseff, de acordo com informações divulgadas nesta segunda pelo jornal O Estado de S. Paulo.

Sob pressão, Cardozo se diz injustiçado com o posicionamento do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do PT sobre a atuação da Polícia Federal.

Lula reclamou das investigações da operação Lava Jato durante a festa de 36 anos do PT no último  sábado, inclusive afirmando que teria sido alvo de quebras de sigilos bancário, telefônico e fiscal. 

No bastidores, segundo o jornal, o ministro afirmou que o PT não entende seu papel quando critica a falta de controle sobre a PF.  

Cardozo teria dito também a pessoas próximas que a PF tem autonomia para fazer investigações e que a atuação dele é restrita a casos de violação de direitos.

Na semana passada, segundo o Estadão, 10 deputados procuraram o ministro para reclamar das denúncias contra Lula e pediram para que a PF concentrasse seus esforços nas investigações contra o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso.

José Eduardo Cardozo está no cargo desde o primeiro mandato de Dilma.

No ano passado, ele já havia manifestado a intenção de deixar o cargo, mas permaneceu no ministério a pedido da presidente.  

Texto atualizado às 8h00.

Acompanhe tudo sobre:Luiz Inácio Lula da SilvaMinistério da Justiça e Segurança PúblicaPartidos políticosPersonalidadesPolícia FederalPolítica no BrasilPolíticosPolíticos brasileirosPT – Partido dos Trabalhadores

Mais de Brasil

Acidente com ônibus escolar deixa 23 mortos em Alagoas

Dino determina que Prefeitura de SP cobre serviço funerário com valores de antes da privatização

Incêndio atinge trem da Linha 9-Esmeralda neste domingo; veja vídeo

Ações isoladas ganham gravidade em contexto de plano de golpe, afirma professor da USP