Brasil

Ministro da Defesa reforça apoio às investigações do 8/1: ‘Essa será a grande festa’

Múcio comentou sobre o assunto após evento do governo que marcou os dois anos dos atos golpistas

Agência o Globo
Agência o Globo

Agência de notícias

Publicado em 8 de janeiro de 2025 às 19h10.

Última atualização em 8 de janeiro de 2025 às 19h39.

Tudo sobreGoverno Lula
Saiba mais

O ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, afirmou "sonhar" com o fim dos inquéritos relacionados aos atos golpistas de 8 de janeiro de 2023 e a prisão de todos os culpados. A declaração foi feita após um evento do governo que marcou os dois anos desde os ataques às sedes dos Três Poderes.

“O evento que eu sonho é quando a gente tiver feito um evento encerrando os inquéritos, todos os culpados presos. Essa vai ser a grande festa”, disse Múcio ao jornal O Globo. O ministro destacou que a conclusão das investigações será uma vitória para o país: “O ruim é ficar [assim]: no meio de nós quatro, tem um bandido”.

Múcio e o papel das Forças Armadas

Durante o evento, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva elogiou o trabalho de José Múcio e a presença dos três comandantes das Forças Armadas.

“Quero agradecer a José Múcio [ministro da Defesa], que trouxe os três comandantes das Forças Armadas para mostrar a este país que a gente quer construir as Forças Armadas com o propósito de defender a soberania nacional”, afirmou Lula.

Múcio também abordou as investigações que indiciaram o ex-presidente Jair Bolsonaro e outras 39 pessoas pela tentativa de golpe de Estado. Ele garantiu que as Forças Armadas estão comprometidas com a apuração dos fatos:

Compromisso com a verdade e cautela com acusações

“Interessa às Forças, mais do que ninguém, que sejam apuradas. Ruim é ficar: ‘Aqui dentro tem um suspeito’ ”, disse Múcio. O ministro ressaltou a importância de evitar acusações injustas e afirmou que as Forças Armadas apoiam as denúncias fundamentadas.

“Para as Forças é fundamental, precisamos virar essa página”, concluiu Múcio, destacando que encerrar os inquéritos é essencial para preservar a confiança na instituição militar.

Acompanhe tudo sobre:Governo Lula

Mais de Brasil

Inmet emite alerta de 'grande perigo' enquanto chuva atinge 18 estados; veja previsão

Após sucesso de ‘Ainda Estou Aqui’, Lula cria Prêmio Eunice Paiva de Defesa da Democracia

Coalizão lança manifesto assinado por mais de 60 entidades contra decisão de Zuckerberg sobre Meta