Brasil

Ministro convoca reunião para discutir Viracopos

O problema que será discutido foi causado por uma aeronave da empresa norte-americana Centurion Cargo, que interrompeu os pousos e decolagens por quase dois dias


	O ministro da Secretaria de Aviação Civil, Wagner Bittencourt, convoca a reunião
 (Valter Campanato/Agência Brasil)

O ministro da Secretaria de Aviação Civil, Wagner Bittencourt, convoca a reunião (Valter Campanato/Agência Brasil)

DR

Da Redação

Publicado em 23 de outubro de 2012 às 07h14.

São Paulo – O ministro Wagner Bittencourt, chefe da Secretaria de Aviação Civil (SAC) da Presidência da República, fará amanhã (24) uma reunião para avaliar, juntamente com outros órgãos do governo, o incidente no Aeroporto Internacional de Campinas (Viracopos). O problema foi causado por uma aeronave da empresa norte-americana Centurion Cargo, que interrompeu os pousos e decolagens por quase dois dias.

De acordo com a assessoria de imprensa da SAC, representantes da Agência Nacional da Aviação Civil (Anac), da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea) e do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) participarão do encontro.

No último dia 13, ao pousar às 19h55, a aeronave modelo MD-11da Centurion quebrou seu trem de pouso na pista do aeroporto. A retirada do avião só foi possível no dia 15, às 17h35. Durante esse período, quase 500 voos foram cancelados, a maioria da empresa aérea Azul.

A Infraero e a Advocacia-Geral da União (AGU) estão preparando uma ação indenizatória contra a Centurion. A SAC estima que os prejuízos materiais decorrentes da interdição do aeroporto sejam da ordem de R$ 3 milhões. Ainda estão em avaliação os valores referentes aos danos morais sofridos com o episódio. A Infraero vai apurar também a atuação das outras empresas contratadas pela Centurion para a operação de retirada da aeronave.

Na última sexta-feira (19), a Anac multou a Centurion em R$ 2,8 milhões, em razão dos graves transtornos para as empresas aéreas e os passageiros.

Acompanhe tudo sobre:AeroportosAeroportos do BrasilAviaçãoGoverno DilmaSetor de transporteTransportestransportes-no-brasilViracopos

Mais de Brasil

Banco Central comunica vazamento de dados de 150 chaves Pix cadastradas na Shopee

Poluição do ar em Brasília cresceu 350 vezes durante incêndio

Bruno Reis tem 63,3% e Geraldo Júnior, 10,7%, em Salvador, aponta pesquisa Futura

Em meio a concessões e de olho em receita, CPTM vai oferecer serviços para empresas