Ministra da Secretaria de Direitos Humanos, Maria do Rosário, volta atrás: "Escrevi bem cedinho e nem imaginei tal repercussão. Não quero politizar" (Marcello Casal Jr/ABr)
Da Redação
Publicado em 20 de maio de 2013 às 15h54.
São Paulo – Dizendo-se tomada de surpresa pela repercussão de sua declaração contra a oposição, a ministra-chefe da Secretaria de Direitos Humanos, Maria do Rosário, voltou atrás e disse que não sabe de onde partiu os boatos que culminaram com agências da Caixa Econômica lotadas com beneficiários temendo perder o Bolsa Família neste fim de semana.
“Quero dizer que não tenho nenhuma indicação formal da origem dos boatos. Singela opinião”, escreveu a ministra no Twitter.
Enquanto o governo evitou dar conotação política aos rumores no sábado e domingo – boatos que se espalharam por pelo menos 12 estados e o Distrito Federal - Maria do Rosário escreveu hoje pela manhã que as informações deveriam ser da “central de notícias da oposição”.
“Revela posição ou desejo de quem nunca valorizou a política”, postou na internet.
As declarações repercutiram amplamente diante da situação delicada que continua até hoje em alguns estados brasileiros. Movimento intenso de cidadãos foi registrado ainda na Bahia, Ceará e Pernambuco, por exemplo, apesar da Caixa Econômica e da ministra do Desenvolvimento Social, Tereza Campello, terem vindo a público dizer que não há qualquer chance de haver paralisação ou mudanças no programa.
Hoje, a presidente Dilma Rousseff chamou o boato de desumano e criminoso, e também não deu qualquer indicação de que o episódio teria motivação política.
A Polícia Federal vai apurar o caso, segundo o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo.
O boato, que se espalhou em grande parte dos casos por boca-a-boca, dizia que só seria possível sacar o benefício até este sábado, provocando uma verdadeira corrida às agências e depredação quando algumas delas ficaram sem dinheiro.
A oposição reagiu hoje às declarações de Maria do Rosário. O líder do PSDB na Câmara, Carlos Sampaio, afirmou por meio de nota que vai convocar a ministra para explicar as acusações no Congresso.
Boatos sobre fim dobolsa família deve ser da central de notícias da oposição. Revela posição ou desejo de quem nunca valorizou a política.
— Maria do Rosario (@_mariadorosario) 20 de maio de 2013
Gente,sobre tweet hj pela manhã, quero dizer que não tenho nenhuma indicação formal da origem de boatos. Singela opinião. Ñ quero politizar.
— Maria do Rosario (@_mariadorosario) 20 de maio de 2013
O importante é que todos os esclarecimentos estão sendo realizados. Escrevi bem cedinho e nem imaginei tal repercussão... Encerro o assunto.
— Maria do Rosario (@_mariadorosario) 20 de maio de 2013