Brasil

Ministra pede economia de água e energia em meio a crise

A ministra do Meio Ambiente pediu aos cidadãos que economizem água e energia, já que a situação hídrica está "sensível" e "preocupante"


	A ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira
 (Elza Fiúza/Agência Brasil)

A ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira (Elza Fiúza/Agência Brasil)

DR

Da Redação

Publicado em 23 de janeiro de 2015 às 21h39.

Brasília - A ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixera, classificou nesta sexta-feira como "sensível" e "preocupante" a situação hídrica no sudeste do país e pediu aos cidadãos que economizem água e energia.

"O que vem ocorrendo no sudeste é totalmente atípico. (Os níveis dos açudes) estão abaixo dos do ano passado e abaixo dos registrados desde a década de 1930", afirmou em entrevista coletiva em Brasília.

A ministra participou de uma reunião com representantes de sete ministérios para analisar a situação energética e hídrica do sudeste, onde os reservatórios se encontram em níveis mínimos devido à falta de chuvas antes do período de precipitações.

"Estamos acompanhando e monitorando. É um momento em que todos temos um problema sensível, complexo, e precisamos da colaboração de todos. Todos têm que saber economizar água, economizar energia", disse após o encontro.

A ministra especificou que o fornecimento de água não compete ao governo federal, mas ressaltou que dará o apoio necessário aos estados para a realização de obras que permitam a provisão de água.

Izabella Teixeira lembrou que a presidente Dilma Rousseff autorizou incluir no Programa de Aceleração de Crescimento (PAC) as obras para abastecer o Sistema Cantareira, um dos mais importantes do estado de São Paulo e que se encontra em mínimos históricos, através do desvio de água da bacia do Rio Paraíba do Sul.

A seca que afeta o sudeste do Brasil atingiu principalmente São Paulo, mas Minas Gerais e Rio de Janeiro já começaram a sofrer efeitos do problema. 

Acompanhe tudo sobre:ÁguaMeio ambiente

Mais de Brasil

Prejuízos em cidade destruída por tornado no PR passam de R$ 114 milhões

Moraes suspende inquérito sobre remoção de corpos após megaoperação no Rio

PF diz que sofrerá restrições 'significativas' com relatório de Derrite do PL antifacção

Governo do PR coloca presos para reconstruir escolas atingidas por tornado