Brasil

Ministério Público exige novo laudo técnico do Maracanã

O Ministério Público do Rio de Janeiro exigiu novo laudo técnico de engenharia do Maracanã para verificar se o local está atendendo às regras de funcionamento

Jogo de reabertura do Maracanã: de acordo com nota do Ministério Público, não há pedido para o fechamento do estádio e a CBF ainda não se manifestou (Tânia Rego/ABr)

Jogo de reabertura do Maracanã: de acordo com nota do Ministério Público, não há pedido para o fechamento do estádio e a CBF ainda não se manifestou (Tânia Rego/ABr)

DR

Da Redação

Publicado em 19 de setembro de 2013 às 09h56.

Rio de Janeiro - O Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ) exigiu novo laudo técnico de engenharia do Estádio Jornalista Mário Filho (Maracanã), para verificar se o local está atendendo às regras de funcionamento. A notificação foi feita à Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e à concessionária Complexo Maracanã Entretenimento S/A, que administra o estádio e terá mais 30 dias para cumprir a exigência. De acordo com nota do Ministério Público, não há pedido para o fechamento do estádio e a CBF ainda não se manifestou sobre o assunto. O prazo começou a ser contado ontem (18).

A solicitação foi enviada no último dia 29 pela promotora Glícia Pessanha Crispim, da 4ª Promotoria de Justiça, quando o Estádio Mário Filho já havia recebido o amistoso Brasil x Inglaterra, no início de junho, e as partidas da Copa da Confederações, no fim de junho. Pelo pedido, a CBF e a concessionária deveriam enviar os novos laudos até o próximo dia 28.

A concessionária informou que foi comunicada no dia 21 de agosto sobre a necessidade de um laudo de engenharia mais detalhado do estádio e que, desde então, vem dialogando com o órgão para que todas as solicitações da promotora sejam atendidas.

A concessionária esclarece que em todos os contatos com o MPRJ não foi informada sobre a possibilidade de fechamento do Maracanã. Caso o estádio fosse fechado, iria prejudicar os times cariocas que disputam lá o Campeonato Brasileiro.

O documento enviado pelo Ministério Público informa que a promotora está solicitando um novo laudo técnico de vistoria de engenharia, que esteja dentro dos padrões mínimos estabelecidos por lei. Entre outras exigências, está a da análise uniforme de laudos de segurança, de vistoria de engenharia, de prevenção e combate de incêndio e de condições sanitárias e de higiene.

Procurado pela Agência Brasil, o diretor de Comunicação da CBF, Rodrigo Paiva, admitiu que a entidade recebeu o documento. "Nós não temos nada a ver com isso. Não fomos notificados, recebemos esse documento pois somos responsáveis pelo campeonato e o Ministério Público não falou nada em que temos que nos pronunciar. A CBF encaminhou o documento para a concessionária que administra o Maracanã e provavelmente eles vão tomar as providências, vão encaminhar para a gente e nós vamos enviar ao Ministério Público", explicou.

Acompanhe tudo sobre:CBFcidades-brasileirasMetrópoles globaisMinistério PúblicoRio de Janeiro

Mais de Brasil

Leilão de concessão da Nova Raposo recebe quatro propostas

Reeleito em BH, Fuad Noman está internado após sentir fortes dores nas pernas

CNU divulga hoje notas de candidatos reintegrados ao concurso

Chuvas fortes no Nordeste, ventos no Sul e calor em SP: veja a previsão do tempo para a semana